28 de mai. de 2010

Isótopos, íons, cátions e ânions

----Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de prótons designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atómicas, designadas por "A". A palavra isótopo, que significa "no mesmo lugar", vem do fato de que os isótopos se situam no mesmo local na tabela periódica. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de neutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de neutrons.Exemplo: de isótopos do carbono nas imagens, veja que só a massa é diferente:
----Íon é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions, enquanto íons com carga positiva são denominados de cátions.
----Quando um átomo perde elétrons torna-se um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons. Por exemplo, átomos de metais, como o cobre, tendem a perder elétrons (formando cátions) e átomos de ametais, como o oxigênio, tendem a ganhar elétrons (formando ânions).

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...