10 de fev. de 2010

1º aula de química do 2º ano do Ensino Médio da Escola Edeli Mantovani


Soluções
Soluções são misturas homogêneas.
O componente que se encontra em maior quantidade (em volume) numa solução é chamado solvente e o que se encontra em menor de soluto.
Em uma solução o solvente e o soluto sempre se formam um sistema monofásico.
As soluções podem se encontradas em qualquer fase de agregação: sólida líquida ou gasosa. A fase de agregação de uma solução depende da fase de agregação do solvente.

Soluções

Solvente

Soluto

Exemplo

Gasosa

gasoso

gasoso

Gás oxi + gás nitrogênio

Líquida

líquido

gasoso

Água + gás oxigênio

líquido

Água+ álcool

sólido

Água + sacarose

Sólida

sólido

gasoso

Paládio + gás nitrogênio

líquido

Ouro + mercúrio

sólido

Zinco + cubre


As soluções:
I – molecular (não eletrolítica), apresentam apenas partículas como moléculas dispersas. Exemplo sacarose em água. As moléculas são eletricamente neutras e por isso não conduzem corrente elétrica.
II – iônica ou eletrolítica, apresenta íons com partículas dispersas. Os íons são carregados eletricamente e por isso conduzem corrente elétrica.

Coeficiente de solubilidade
Coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de um soluto capaz de se dissolver numa determinada quantidade padrão de um solvente e em uma temperatura específica. Exemplo: o coeficiente do NaCl à 25 0C é aproximadamente 37,0g/100 mL.
A temperatura sempre interfere na capacidade de dissolução de um soluto em um determinado solvente.
Se a solução for de soluto gasoso em solvente líquido, a solubilidade do gás sempre diminui com o aumento da temperatura.
Em soluções de solutos sólidos ou líquidos em solventes líquidos, a temperatura irá influir de duas maneiras: dissolução endotérmica e exotérmica.
Dissolução endotérmica o aumento da temperatura favorece a capacidade dissolução do soluto no solvente. (ocorre com a absorvição de energia).
Dissolução exotérmica o aumento da temperatura prejudica a capacidade de dissolução do soluto no solvente (ocorre com a liberação de energia).

Curvas de solubilidade:
Duas substâncias puras diferentes podem ter a mesma solubilidade no mesmo solvente, numa dada temperatura, mas jamais terão a mesma curva de solubilidade.
Pressão e coeficiente de solubilidade
A pressão só influi na solubilidade de solutos gasosos. Praticamente não influi na solubilidade de solutos sólidos e líquidos.
A pressão de um gá em um líquido é diretamente proporcional á pressão parcial do gás sobre o líquido. CS = K x P (K é uma constante).
Classificação das soluções
Em relação ao solvente: saturado, insaturada e supersaturada.
Uma solução é insaturada quando ela contém, numa determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura.
Uma solução é saturada quando ela contém, numa determinada temperatura, uma quantidade de soluto igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura.
Uma solução é supersaturada quando ela contém, numa determinada temperatura, uma quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade da substância nessa temperatura.
Em relação ao soluto, diluída e concentrada.
Solução diluída apresenta uma pequena quantidade de soluto diluída numa determinada quantidade da solução, apresentam no máximo 0,1 mol/L
Solução concentrada são aquelas que apresenta mais de 0,1 mol/l do soluto diluído.

Chico de Oliveira



Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...