19 de fev. de 2010

Chikó, a aberração do modelo


Neoliberal é uma pessoa que consegue perceber que outro tipo de sociedade, não essa aprovada pelos brasileiros, é possível. Conservador é exatamente o contrário, ele acha que não existe outro modelo viável e tenta manter as estruturas psico-social de qualquer maneira, para evitar a mudança. Os conservadores se apossaram do Aparelho Estatal para divulgar seus pontos de vistas e, dessa forma, olhamos o mundo com os olhos dos dominantes, sendo assim, as pessoas não pensam, eles pensam por elas. Agora eles querem pensar que tipo de escola é melhor para a população e, já chegaram à conclusão – o melhor modelo de escola para os conservadores é o antidemocrático – eles dizem que as escolas não precisam de conselho diretor, não precisam de gestão democrática, que o nepotismo é uma doutrina viável nas dependências escolares e que a indicação política de pessoas desqualificadas para as práticas pedagógicas é o melhor caminho para a melhora a educação. Segundo Chicó (2008) parece que os professores universitários estão de acordo com os conservadores, pois os pesos pesados da educação não fizeram críticas ao modelo adotado pela SECITEC. Ou estão com medo de perder seus empregos? Qual a instituição de um país que deve pensar os modelos das instituições deste? Nos países onde os intelectuais são sérios as universidades pensam o modelo de gestão e critica o que não é correto, mas isso nos países sérios, com intelectuais sérios.
Aqui, no Brasil, é isso, o governo indica quem ele quiser para os cargos de chefia da Educação Técnica do Estado e, os pensadores da educação não fazem nem meia crítica, não emitem uma só opinião.
Chicó que saber – senhores professores universitários, são a favor ou contra a indicação política de servidores para a educação? Vossas excelências podem ou não emitirem opinião com relação ao modelo educacional adotado pela SECITEC nas escolas técnicas estaduais de MT?


Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...