4 de fev. de 2010

O preço do açúcar interfere no do álcool


Os preços do açúcar dispararam no mercado internacional, devido a uma queda prevista da produção na Índia, mas a tendência pode acelerar se forem confirmados temores que pesam sobre a colheita de cana-de-açúcar no Brasil, principal produtor global.
O açúcar para entrega em outubro, que subiu ao menos 30% somente neste ano, estava cotado ontem a 492,50 libras por tonelada em Londres e 18,86 centavos de dólar por libra peso em Nova York - os números mais altos desde 2006.
"O preço do açúcar não refinado disparou até seu nível máximo em três anos, um movimento desencadeado pelas especulações de que a Índia vai continuar sendo importador de açúcar este ano", afirmou Eugen Weinberg, analista do Dresdner Kleinwort. (Fonte aqui).
Essa matéria foi divulgada na dia 01/09/2009, no entanto, só agora os efeitos apareceram, aumento no preço do álcool e na mistura de gasolina. Isso é possível devido a matéria-prima usada para produzir álcool ser a mesma para a produção de açúcar.
Quando o preço do açúcar é mais vantajoso os usineiros usam a cana para fazer essa substância e, com isso, diminuem a produção de etanol (nome científica para o álcool), que fica escasso no mercado e sobe os preços. Esse evento mexe com a gasolina vendida na bomba, já que essa é uma mistura de etano e gasolina. Com o preço do álcool subindo o Governo diminuiu o percentual dele na mistura e aumentou o da gasolina.
Como a gasolina é mais cara que o etanol e seu percentual aumentou na mistura o preço dela aumenta para o consumidor.

Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...