3 de fev. de 2010

O perfil do político que queremos


Como nós eleitores concebemos o político, o sujeito mais importante do processo eleitoral? Quem é ele? Quais são suas ideias e opiniões? Qual o seu papel frente aos problemas da Comunidade, da Cidade, do Estado e do País?
Os eleitores raramente fazem essas perguntas. Para eles essas questões de quem é o candidato já estão definidas. O senso comum eleitoral já definiu os políticos como corruptos e, assim, pensam que não há solução ou pessoas de boa índole para exercer cargo eletivo.
Observando a relação político-eleitor, nos gabinetes políticos e nos setores públicos, uma das características do eleitor, que parece permear a prática política, é a exigência de favores. Basta permanecer em um gabinete por alguns dias e vamos observar que, na maior parte das vezes, as pessoas que ali aparecem vão para pedirem algo e não para falar de política e das atribuições dos parlamentares. Não é que o político tem a obrigação e fazer doações; mas, segundo o senso comum, deve fazê-las.
Em geral, os atos e condutas das pessoas dão a entender que elas querem que os políticos sejam corruptos. Geralmente não se tem tido cuidado com aquilo que pedimos e esperamos de um político. Já passa da hora de falar para o povo que os políticos são servidores do Estado que não tem o papel de fazer doações.

Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...