23 de fev. de 2010

O preço da burrice é a miséria


Desde que Chikó começou a observar pela primeira vez o universo político brasileiro, ficou ao mesmo tempo intrigado e admirado a respeito do descaso dos eleitores com quem eles elegem. Como é possível que um povo não se importe com decência e com a ética dos políticos? Por que a maioria dos eleitores do Brasil não liga para o fato de seu candidato está com a ficha suja?
Questões como essas são fundamentais e já constam nos códigos dos países sérios do globo. Tais questões sempre foram importantes. No decorrer da história, a corrupção e a falta de conhecimento de um povo, tem sido um fator determinante na distribuição de renda e na manutenção de privilégios. De um ponto de vista lógico, a falta de capacidade intelectual é a questão central para qualquer modelo econômico que mantem a maior parte do povo na pobreza.

A reprodução da pobreza depende da manutenção da ignorância. Uma das principais características de pessoas miseráveis é a ignorância política, um traço de personalidade que não ocorre nas pessoas esclarecidas, embora algumas pessoas instruídas politicamente não ligue para a miséria aleia.

Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...