22 de ago. de 2015

O desinteresse do corpo vulgo

----Aqui a coisa pública deixou de ser a principal preocupação dos cidadãos, os quais servem a União apenas com os bolsos e delegaram a tarefa de pensar a vontade particular, Já encontramos o interesse coletivo próximo da ruína.
----Alguns sabem que é preciso pensar o País, mas não existem cabeças para isso e se existem o corpo vulgar não que pô-las sobre os ombros. Eles nomeiam deputados sem cabeças, fundamentados nos valores das campanhas eleitorais. É a força do dinheiro e a preguiça, eles dispõem de representantes para roubarem e venderem a pátria.

----É a confusão do lucro com ociosidade, é o ávido interesse do ganho, é a lassidão e o amor das comodidades sem esforço algum do corpo vulgo. Em estados verdadeiramente livres, os cidadãos tudo fazem, longe de se isentarem de pensar a coisa pública, faz-se questão de pensar e chegar em uma vontade soberana.

----Tão logo diga alguém, referindo-se aos interesses do Estado, que me importo? Pode te a certeza que esse contribui para a ruína da coisa pública.
Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...