24 de ago. de 2015

O argumento central de Karl Marx

“A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta”. Karl Marx e Friedrich Engels (Manifesto do Partido Comunista).
            A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu a oposição de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão, novas configurações de luta, no lugar das antigas. A nossa época, a época da burguesia, distingue-se, contudo, por ter simplificado as oposições de classes. A sociedade toda cinde-se cada vez mais, em dois grandes grupos inimigos, em duas grandes classes que cada vez mais se enfrentam: burguesia e proletariado.
            O argumento central de Marx é o de que as sociedades se dividem em classes sociais. Essa divisão é fruto de um processo histórico de lutas em que uma das classes sociais torna-se dominante e acaba por subjugar os interesses de outra.
        No capitalismo, Marx observa que a burguesia, a classe capitalista, tornou-se dominante, primeiro derrotando a nobreza e, a seguir, instaurando um novo tipo de sociedade. A burguesia passou a construir, a sua maneira, as formas de governos, a cultura, a política, as leis, as regras, as normas, os gostos e os padrões de consumo, a organização da economia, isso tudo passou a ser determinado pelos interesses da burguesia. Ou seja, a sociedade capitalista em que vivemos tem como objetivo central reproduzir a forma de vida da burguesia, fundamentada na formação do lucro e estruturada na produção de mercadorias.
            Para reproduzir a forma de vida da burguesia, é necessário que haja uma produtora de mercadorias, cujo o trabalho é explorado pelos capitalistas. Assim, ao mesmo tempo que se forma a burguesia, forma-se uma classe antagônica a ela: a classe trabalhadora ou proletariado.
            Mas por que a classe trabalhadora se deixa explorar? Por que não existe igualdade econômica entre os indivíduos? Segundo Marx, ao longo da História a classe trabalhadora foi expropriada de seus meios de produção, isto é, de suas terras, de suas ferramentas, de suas casas e de seus locais de trabalho. A burguesia, ao se apropriar dos meios de produção, força o trabalhador a vender seu trabalho em troca de um salário.
Conclusão:
-------O trabalhador foi encaixado dentro do capitalismo para dá lucro ao capitalista. Toda a produção foi pensada com base nesse objetivo. Além disso, o sistema político implantado visa o benefício da classe dominante, esses vendem ideias em época de eleição para conservar o modelo.
 Assim falou: Karl Marx

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...