24 de out. de 2011

Todo político deseja o bem estar de alguns! Dos finaciadores de suas campanhas? De quem?

          Nunca tive dúvidas de que qualquer político, mesmo os mais vis e torpes representantes do povo (??) deseje o bem estar de pessoas. Até porque isso lhes dar mais tempo no poder. Segundo Maquiavel, o fim das ações de quem está no poder é fazer tudo para continuar no poder (independente do que seja o "tudo"). Entretanto, esses mesmos políticos não atingem esse objetivo por duas razões muitos simples: falta-lhes competência e tempo.
         Competência para colocar em ação os projetos, pois para chegar aonde chegaram precisam fazer pactos com deus e o diabo e, quando assumem, o seu raio de ação é pouco para pagar as contas que herdou para a eternidade. São obrigados a nomear em compensação dos favores ($$) que obtiveram para realizar suas campanhas, são obrigados a seguir as regras de quem bancou seus panfletos, afinal, se não o fizerem, podem desistir de um segundo mandato.
          Falta-lhes tempo também, pois 4 anos é muito pouco tempo para que possam enriquecer a si mesmo e aos seus, costurar acordos que compensem aos que o fizeram chegar ali e que o manterão também no poder, driblar imprensa (ou comprá-la. O que é mais usual), driblar a justiça (ou comprá-la. O que é também mais usual) e armar todos os conchavos que permitam a eles uma vida de rei durante e depois do mandato. Em meio a uma agenda tão atribulada, que tempo existe para fazer alguma coisa a mais?
          Nós, metidos a intelectuais e não envolvidos na política, entendemos as Vossas Excelências e pedimos desculpa se alguma vez os acuamos por decisões de interesse do seu povo (aqueles envolvidos nas campanhas). Lamentamos que nossa intromissão desconhecesse seus limites humanos e sua agenda de trabalho. Perdoia-nos, pois, nos recusamos participar da escolher dos candidatos que vão ser lançados nas futuras eleições, não sabemos o fazemos.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...