22 de jun. de 2011

Zeca do Caixão diz que maioria é corrupta

O Chicó comentou com o Zeca do Caixão que a corrupção, principalmente, a da classe política o preocupa. Zeca do Caixão que é uma pessoa crítica e tem conhecimento de muitas realidades que fazem parte do nosso contexto, disse que o mais preocupante são as atitudes que geram ou justifica a corrupção.
As pessoas, em geral a "grande massa", preocupam-se quase sempre com a coisa errada, quase nunca com a coisa motivadora do problema. E é triste saber que a maioria das pessoas raciocinam – se é que podemos chamar isso de raciocínio – de forma tão primária.
Um exemplo claro e histórico que pode ser citado aconteceu durante a Revolução Industrial Inglesa. Num movimento chamado de Ludismo. As fábricas substituíram a mão-de-obra humana por máquinas. Os operários revoltados por ficarem sem trabalho destruíam estas máquinas. Porém, existia uma fábrica um nível acima das demais. Esta fábrica possuía uma máquina que fabricava máquinas, aquelas que seriam vendidas para as demais indústrias, por este motivo, sempre que uma máquina era destruída era substituída por outra.
Ou seja, os operários "raciocinavam" pela metade. Não era destruindo as máquinas de tecer que traria de volta seus empregos, sempre teria outra para ficar no lugar daquela. Os operários tecelões se preocupavam com a coisa errada. Seu foco não era aquele que direta e consequentemente era a verdadeira causa de seu desemprego.
Logo não é o político corrupto o problema. O problema é a máquina de fazer políticos corruptos prefeito, governador, senador, presidente etc. “o pobre corrupto” que faz o candidato corrupto eleito, é o problema. Precisamos inventar uma máquina de fazer “eleitores honestos”. 
Chicó


Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...