----No composto CO2 o carbono (C) tem número de oxidação positivo por está mais longe da coluna dos gases nobre na tabela periódica que o oxigênio (O) e, consequentemente o oxigênio tem número de oxidação (O) negativo.
----O número de elétrons cedidos pelo C é 4 (duas ligações duplas, O=C=O) e, dessa forma ele tem um número de oxidação +4 (C+4), pois o número de prótons desse elemento é 6 e o número de elétrons será 6 – 4 = 2. Como o número de oxidação é a diferença dessas duas partículas; 6 prótons – 2 elétrons = 4 prótons e os prótons tem cargas positiva, o número de oxidação do carbono será +4 (C+4).
----Cada átomo de oxigênio tem capacidade de receber 2 elétrons e ficará com o número de elétrons maior que o de prótons. O número atômico do oxigênio é 8, que é a quantidade de prótons (8) e de elétrons (8) que o elemento possui, com o recebimento de 2 elétrons o número de elétrons vai para 10 (8 + 2 = 10) e o nº de prótons é mantido em 8. Assim podemos falar na sobra de 2 elétrons; 8 prótons – 10 elétrons = – 2 elétrons que não pode ser neutralizados e o nº de oxidação do átomo O será –2 (O–2).
----No entanto, quando o C esta ligado à elemento menos eletronegativo ele apresentará nº de oxidação negativo. Isso é possível porque o carbono passará a ter mais força para atrair os elétrons que o novo ligante.
----Ex: no composto (CH4) os átomos de hidrogênios (H) estão mais longe que o carbono da coluna dos gases nobres na tabela periódica e serão positivos.
----Nesta molécula (CH4) quem recebe os elétrons é o C e assim ele apresenta nº de oxidação negativo, pois recebe 4 elétrons (um de cada átomo de H). Como o nº atômico do C é 6 (nº de elétrons = 6 e de prótons = 6) com o recebimento de mais 4 elétrons o átomo passa ter 10 elétrons e 6 prótons. 6 Prótons – 10 elétrons = – 4 elétrons. Logo o nº de oxidação do carbono é –4 (C–4) .