----As equações químicas é a linguagem da química e é universal. Através dela podemos nos comunicar com os químicos do mundo inteiro.
----Como com toda língua, devemos iniciar pelo alfabeto. No caso da química, o alfabeto é composto pelos elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. Cada elemento é designado por um símbolo. Normalmente, o símbolo lembra o nome do elemento. Por exemplo, cloro = Cl, carbono = C e oxigênio = O. Porém, alguns elementos são tão antigos que possuem o seus nomes em Latim, a língua universal dos cientistas daquela época, como, por exemplo, aurum (ouro) = Au, argentum (prata) = Ag, cuprum (cobre) = Cu e plumbum (chumbo) = Pb. Observe que os símbolos químicos sempre apresentam a primeira letra em maiúscula e a segunda em minúscula.
----Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. Por exemplo, para obter a água, o hidrogênio e o oxigênio têm que reagir.
Veja isso na forma de equação química
H2 + O2
→ H2O + O ----As substâncias que estão à esquerda da seta (H2 + O2) são denominadas reagentes e as que estão à direita (H2O + O), de produtos. A seta indica o sentido em que ocorre a reação.
Em alguns casos é necessário designar em que estado estão os reagentes e produtos (s = sólido, l = líquido e g = gasoso).
----Um químico francês muito conhecido chamado Lavoisier elaborou uma lei denominada "Lei da conservação da massa", que pode ser resumida em uma frase muito famosa:
"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." ----Se nós aplicarmos essa frase na equação química da produção da água descrita acima, vamos observar que existem dois átomos de oxigênio no lado dos reagentes e apenas um no lado dos produtos entrou na formação da molécula de água, ou seja, um oxigênio ficou perdido. Isso significa que a equação não está completa, pois não obedece à Lei de Lavoisier. Como podemos solucionar esse problema?
----Nós podemos multiplicar o hidrogênio por dois, assim teremos quatro hidrogênios, e, depois, multiplicarmos a água também por dois, ficando com duas moléculas de água.
1) Quantos átomos de cada elemento existem nas fórmulas
a) H2SO4 (quantidade de átomos H = 2, S = 1, O = 4)
b) H3PO4 (quantidade de átomos H = 3, P = 1, O = 4)
c) Al2(SO4)3 (quantidade de átomos Al = 2, S = 3, O = 12)
d) Fe2O3 (quantidade de átomos Fe = 2, O = 3)
e) Al2O3 (quantidade de átomos Al = 2, O = 3)
f) NaCl (quantidade de átomos Na = 1, Cl = 1)
(Exercício 2) 2.ZnS + 3.O2 → 2.ZnO + 2.SO2
a) A equação não está balanceada
b) ZnS e SO2 são os reagentes desta reação
c) A equação está balanceada.
d) O2 e ZnO são os produtos desta reação.
Fonte: aqui