----Uma professora comentou com o Zeca do Caixão que as crianças abandonadas, as crianças de rua a preocupa. Zeca do Caixão que é uma pessoa crítica e tem conhecimento de muitas realidades que fazem parte do nosso contexto, disse que as crianças abandonadas não o preocupa nem um pouco. O que o preocupa de fato, são os motivos, as causas desse problema social que são as crianças abandonadas.
----As pessoas, em geral a “grande massa”, preocupam-se quase sempre com a coisa errada, quase nunca com a coisa motivadora do problema. E é triste saber que uma professora raciocina – se é que podemos chamar isso de raciocínio – de forma tão primária.
----Um exemplo claro e histórico que pode ser citado aconteceu durante a Revolução Industrial Inglesa. Num movimento chamado de Ludismo. As fábricas substituíram a mão-de-obra humana por máquinas. Os operários revoltados por ficarem sem trabalho destruíam estas máquinas. Porém, existia uma fábrica um nível acima das demais. Esta fábrica possuía uma máquina que fabricava máquinas, aquelas que seriam vendidas para as demais indústrias, por este motivo, sempre que uma máquina era destruída era substituída por outra.
----Ou seja, os operários “raciocinavam” pela metade. Não era destruindo as máquinas de tecer que traria de volta seus empregos, sempre teria outra para ficar no lugar daquela. Os operários tecelões se preocupavam com a coisa errada. Seu foco não era aquele que direta e consequentemente era a verdadeira causa de seu desemprego.
----Será que hoje aqueles tecelões se tornaram professores? Evoluíram suas funções, contudo estagnaram seus pensamentos? Justo estes profissionais que existem para ensinar os demais a pensar? Se isso for verdade, se a “classe” que pertenço são meros tecelões, infelizmente os problemas que afligem o mundo jamais serão resolvidos e nunca resolveremos o problema das crianças abandonadas.
Postado por Antonio César