21 de mar. de 2010

Aula para o 1º (22/03/2010)

Energia
----Entre o final do século XVIII e final do Século XIX, descobriu-se que reações químicas poderiam gerar eletricidade – assim se fez a pilha – e que uma correte elétrica poderia produzir luz e calor. E anunciaram o princípio da conservação da energia: a energia não pode ser criada nem destruída, ela simplesmente se transforma de uma modalidade em outra.
----Isso significa que há mudanças qualitativas, mas a quantidade de energia permanece constante. Não existe a criação de energia em qualquer transformação, mas transferência de um lugar para outro.
A unidade de trabalho
----
No Sistema Internacional de Medidas (SI) a força é medida em Newtons e o deslocamento em metros (m) a unidade de trabalho em Joule (J).
Trabalho = Força x deslocamento T = N x m ou J = N x m.
----Sempre que um ser vivo ou um objeto tem capacidade de realizar trabalho dizemos que ele tem energia.
A energia não pode ser medida, e sim calculada.
----Caloria é a tradicional unidade de calor. Define-se como caloria a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água em 1 celsius.
Exercícios
1) Qual a quantidade necessária de calor medido em caloria para elevar a temperatura em 1celsius de 1000g de H2O? E para elevar a temperatura em 3 celsius 450 mL? E para elevar a temperatura em 10 celsius 450 mL?
1 caloria = 4,18 joule
----Potência é igual a energia dividida pelo tempo: P = E/t. A unidade de potência no SI é o watt (W). W = Joule/segundo ou W = J x S–1.
kWh – a definição de potência no SI é W = J x S–1, pode ser re-escrita como J = W x S. 1000 W (1kW) x 3600 (1h) = 1000 x 3600 J → 1 kWh = 3,6 x 106J

Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...