11 de abr. de 2017

Sociologia: 7ª aula do 2º ano do Ensino Médio

O trabalho segundo Karl Marx 

                 Para Karl Marx, a perspectiva sobre o trabalho é histórica, como em Weber. Entretanto, Marx destaca a diferença entre o trabalho em geral e o trabalho particularizado em suas formas históricas. O trabalho em geral é toda a atividade que relaciona a humanidade à natureza, isto é, toda e qualquer atividade que primeiro pensamos e depois realizamos. Antes de construir uma casa, eu imagino essa casa e só depois transformo o que imaginei em uma casa real. Quando transformo minha ideia de casa em uma casa objetiva, faço isso por meio do trabalho.
       É nas formas históricas de trabalho que Marx concentra sua análise e, particularmente, no trabalho assalariado. Para Marx, o trabalho assalariado é uma manifestação histórica de como o capitalismo se organizou como sociedade. Com base na exploração do trabalho assalariado, a sociedade capitalista produz e reproduz sua existência. Ou seja, o trabalho assalariado é uma atividade central para a perpetuação das relações sociais entre capitalistas e trabalhadores e, por consequência, da exploração e dominação do trabalhador pelo capitalista.
       Para Marx, a divisão em classes sociais constituiu- se com base na retirada, pela burguesia nascente no século XVIII, dos meios de produção (terras, ferramentas, animais, etc.) dos pequenos produtores livres. Com isso, formaram-se a burguesia (ou classe capitalista) e o proletariado (ou classe trabalhadora), classes fundamentais do capitalismo. A reprodução dessa divisão social se dá com base na exploração do trabalho assalariado que o trabalhador vende para o capitalista em troca de um salário.
       À primeira vista, o trabalho assalariado pode ser considerado como atividade que é vendida pelo trabalhador em troca de um salário pago pelo capitalista. No entanto, Marx assinala que essa troca, apesar de aparentar igualdade, na prática se dá de forma desigual.
       Do ponto de vista das leis, regras, normas sociais que foram construídas historicamente a favor da classe dominante (a burguesia), essa troca aparenta ser igualitária. Por exemplo, o capitalista tem um capital (um dinheiro) e com esse capital monta um negócio. Para isso, precisa contratar certo número de trabalhadores. Aparentemente, o capitalista oferece trabalho e o trabalhador pode aceitar ou não esse trabalho. No entanto, como salientou Marx, devemos considerar a desigualdade histórica dessa relação de troca.
      A constituição da classe trabalhadora como classe a obriga a vender seu trabalho. Mas o trabalhador não poderia rejeitar o trabalho? De maneira individual sim! Mas se pensarmos no conjunto da classe trabalhadora, não. A classe trabalhadora é forçada a vender seu trabalho porque teve seus meios de produção tomados historicamente pelos capitalistas. Se não tem como produzir sua subsistência por conta própria, a classe trabalhadora se vê forçada a vender seu trabalho em troca de um salário, caso contrário não tem como sobreviver.
       Nossa vida na sociedade capitalista depende, portanto, da exploração do trabalho assalariado. Tudo o que comemos, bebemos, vestimos, tocamos, assistimos, consumimos, em geral é fruto desse tipo de trabalho.

Você já pensou nisto?

              Tudo o que comemos, vestimos, bebemos, assistimos, consumimos, em geral é fruto do trabalho de uma ou várias pessoas. Pense na rede de trabalhos necessários para fabricar um produto específico e descreva como o produto que chega até você passou por várias transformações e por vários trabalhadores, com diferentes tipos de tarefas.

Atividade

1º) Segundo Karl Marx, a retirada dos meios de produção (terras, ferramentas, animais, etc.) dos pequenos produtores livres não foi favorável para os trabalhadores. Qual foi a consequência disso para a sociedade?
a) Maior nível de justiça social nas sociedades;
b) Extinção de classes sociais nas sociedades;
c) Formação de sociedades divididas em classes sociais;
d) Trabalhadores mais felizes e contentes.

2º) O trabalho assalariado é uma atividade que o trabalhador vende sua força ao capitalista, mas, segundo Marx, essa troca na prática se dá de forma desigual. Por que?
a) As leis e as normas sociais foram construídas historicamente a favor da classe dominante.
b) As leis e as normas sociais foram construídas historicamente a favor do proletariado;
c) A burguesia é uma classe social que não influência as leis e normas sociais;
d) As leis e normas sociais são mais favoráveis as classes menos favorecidas.

3) A constituição da classe trabalhadora como classe a obriga a vender seu trabalho. Como o trabalhador pode rejeitar esse fato em sociedade capitalista?
a) De maneira individual;
b) Com a apoio dos capitalistas;
c) De maneira coletiva;
d) Deixando tudo para os políticos resolver.
Sociologia hoje (137 - 138): volume único: ensino médio /Igor José de Renó Machado [et al.]. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...