23 de fev. de 2016

Doutrina Política: Socialismo - Turma 01 A (Avaliação Final)

1. Segundo os conceitos fundamentais do materialismo, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (V) O princípio da evolução está intimamente ligado ao do materialismo
b) (F) A distinção do ser e da consciência significa a ausência de hierarquia entre tudo o que existe, ou seja, no âmbito do ser.
c) (F) O processo que determina, em primeira instância, as demais esferas da sociedade é o desenvolvimento tecnológico, que se encontra sujeito a uma dinâmica interna.
d) (F) O critério tomado para a hierarquização dos diversos fenômenos é a vida, sendo que para Marx, o fato histórico fundamental não é a presença e continuidade da vida humana.
d) (V)A transformação social, a revolução, tem um foco central e prioritário na atuação de superar contradições emergentes do mundo, ou seja, a tarefa do movimento é dar solução ao plano da produção material.
2. Sobre a evolução, as classes sociais e os conflitos gerados marque a alternativa incorreta.
Escolha uma:
1. O resultado acumulado de crises era a simplificação constante da estrutura social, com um número cada vez menor de capitalistas mais ricos, e parcelas cada vez maiores da população mais pobre.
2. Marx menciona que os modos de produção antigo, feudal e asiático, se convergem em direção ao capitalismo, assentados em bases tecnológicas superiores, o que inevitavelmente gera a superação do capitalismo, o surgimento e hegemonia do socialismo.
3. A divisão da sociedade em classes é desnecessária para qualquer compreensão de sua dinâmica.
4. A diferença crescente entre salários e lucros constituiria mais um estimulante da consciência política dos operários e tornaria insustentável a continuidade dessa situação.
5. Marx postulava a existência de uma tendência constante à queda da taxa de lucro no capitalismo, sendo que o lucro provinha do trabalho vivo, dos operários em ação.

3. De acordo com os conceitos estabelecidos pelos autores Marx, Heller, e Weber, julguem os itens em verdadeiros ou falsos.
a) (V) Heller argumenta que o princípio "a cada qual segundo as suas necessidades", é inadequado para reger a distribuição em qualquer forma de organização social.
b) (V) Segundo o princípio "a cada qual com suas necessidades" de Marx, pode-se dizer que a escolha das necessidades a serem satisfeitas cabe a cada indivíduo e só a ele.
c) (F) Segundo as exposições de Agnes Heller, a ênfase na liberdade individual que uma sociedade socialista acolherá é a libertação completa do indivíduo em relação ao coletivo.
d) (F) Marx demonstra que o princípio "a cada qual segundo as suas necessidades", é equitativo, justo.
e) (V) Segundo Weber, na modernidade o homem morre de insatisfação, pois a escassez é constitutiva da condição humana.

4. Assinale a alternativa correta em relação à Revolução Russa e o aplauso ao socialismo.
Escolha uma:
1. No âmbito político a revolução teve inicio com a supressão da democracia.
2. A democracia passava por um fraco período de crédito. O período entre as guerras assistiu ao enfraquecimento dos comunistas de um lado e fascistas e assemelhados do outro.
3. Os cientistas comunistas dos países ocidentais foram submetidos a profissões de fé, amplamente divulgadas, na nova biologia revolucionária.
4. O centro do poder deslocara-se do aparelho partidário para os sovietes.
5. A formação de facções no interior do Partido Comunista, ainda na década de 1920 era totalmente livre.

5. A respeito dos conflitos decorrentes das grandes mudanças, julgue os itens a seguir em Verdadeiros ou Falsos.
a) (F) Os conflitos que se tornaram frequentes na nova ordem adotada a respeito da jornada de trabalho, repartição do produto entre salários e lucro, não geraram manifestações como a greve e a destruição de máquinas.
b) (V) Os operários eram excluídos dos direitos políticos, e as suas manifestações sempre se davam de forma paralela aos canais admitidos de participação. A participação na política, quando acontecia, era sob a forma de rebelião.
c) (V) A quebra das redes familiares e tradicionais de sociabilidade e a contratação massiva de mulheres e crianças, trouxeram o declínio dos valores tradicionais juntamente com a jornada de trabalho excessiva.
d) (V) No plano da macropolítica todo o movimento se fez acompanhar de uma tendência à substituição dos regimes absolutistas por outros, monarquias ou repúblicas constitucionais 

6. Em relação às classes sociais, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
1. Na crise de superprodução, observava-se um processo de crescimento enorme nas forças produtivas, onde as empresas maiores e mais aparelhadas faliam.
2. A classe dominada tem interesse em manter o estado de coisas, mas não na subversão desse estado de coisas em seu proveito.
3. Os capitalistas foram o agente histórico da passagem pré-histórica do homem para a sua verdadeira história, nos marcos de uma sociedade com classes, com a força motriz da história não sendo mais o desenvolvimento das forças produtivas.
4. A classe dominante não possui interesse na conservação do estado de coisas, mas sim na preservação de sua posição privilegiada.
5. Como a estrutura de classes alcançou no capitalismo sua simplificação e polarização maior, seria impossível aos trabalhadores libertarem-se sem libertar toda a

7. Sobre o contraste da nova ordem com a sociedade tradicional, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
1. Os socialistas reconheciam os ganhos decorrentes da nova ordem, principalmente o aumento da capacidade produtiva do homem, que abria a possibilidade de permanecer com a pobreza e carência material.
2. A propriedade privada era percebida como uma raiz tanto da injustiça quanto da ineficiência. Tomando a livre iniciativa por base, era condição tanto para distribuição desigual dos recursos sociais quanto da ausência de coordenação dos atores econômicos, que levava a uma crise de superprodução.
3. A dinâmica interna, gerava igualdade e periodicamente, melhoria nas crises, falências, desemprego e miséria.
4. A ordem socialista não implica na liberação do indivíduo dos laços que a família, religião e a nação fazem pensar sobre ele.

8. Entre os seguintes fatores, assinale aquele que não justifica a imagem positiva da experiência socialista em seu período de apogeu.
Escolha uma:
1. Crise da democracia, identificada com o liberalismo.
2. Ênfase à liberdade de expressão e pluralismo religioso.
3. Legitimidade da URSS, pelo combate ao nazismo, após a 2ª Guerra.
4. Sucesso econômico, com a alavancagem de uma economia outrora atrasada.
5. Inclusão social, como padrão de vida digno para todos os trabalhadores.

9. Leia as afirmações abaixo:

I- Os ganhos do capitalismo acenavam com a eliminação da carência material, mas o próprio sistema gerava desigualdade e, periodicamente, a crise, com falências, desemprego e miséria.

II-   Dever-se-ia abolir a propriedade privada e substituí-la por um sistema de planejamento da economia, centralizado, de responsabilidade dos próprios produtores. A essa mudança fundamental seguir-se-ia o fim do Estado e da política tal como a conhecemos.

III-   A propriedade privada era percebida como a raiz tanto da injustiça quanto da ineficiência. Como base da livre iniciativa, era condição tanto da distribuição desigual dos recursos sociais quanto da ausência de coordenação dos atores econômicos, que levava, a cada década, a uma crise de superprodução.

Das assertivas acima, constitui em crítica socialista ao capitalismo:
Escolha uma:
1. I e III.
2. I e II.
3. apenas a II.
4. Apenas a III
5. II e III.

10. A partir dos estudos sobre a utopia socialista e a justiça, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
1. O princípio do materialismo postula que o direito pode ser superior à estrutura econômica da sociedade.
2. Segundo a justiça formal, há justiça quando os valores que informam as regras a serem observadas, na condição de justas, são consensuais ou majoritárias.
3. O plano ético da justiça é analisado a partir do prisma da soma total de virtudes aplicadas a outras pessoas. Já pela análise de Marx, encontra-se ausente o conceito ético de justiça.
4. O plano ético da justiça ocorre quando todas as regras são aplicadas a todos os casos, quando todos são alcançados pela lei.
5. Na definição de justiça política, há justiça quando todas as regras aplicam-se a todos os casos, ou seja, todos são alcançados pela lei.

11. A partir dos estudos sobre o apoio ao socialismo e a URSS, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (F ) O mundo do pós-guerra não caracterizou-se pela bipolaridade.
b) (F) Stálin realizou uma denúncia ao final da década de 1950 dos crimes que foram cometidos por Krushev, e apesar das crises, uma expectativa de democratização foi criada.
c) (V) A guerra fria ditou a dinâmica das relações internacionais, o que em alguns momentos foram voltados aparentemente para o bloco soviético
d) (V) O papel da União Soviética na derrota do nazi-fascismo deixou um importante estoque de legitimidade no pós-guerra.
e) (V) A União Soviética crescia todo ano a taxas muito elevadas. A partir de 1929, ocorreu a inclusão de toda a população a padrões de vida considerados dignos.

12. Para Agnes Heller, é impossível a libertação completa de cada um em relação ao coletivo. Qual seria, então, na visão da outrora, a alternativa viável para oferecer ao indivíduo?
Escolha uma:
1. Possibilidade de escolha entre vários modos de vida.
2. Possibilidade de escolha de indivíduos do padrão socioeconômico médio.
3. Segregação compulsória dos integrantes de uma dada comunidade.
4. Aglutinação de indivíduos por grupos de interesse.
5. Vida com padrão socioeconômico médio.

13. A respeito do Socialismo Real, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
1. O déficit intolerável da liberdade e democracia, não era percebido como temporário, visto que era próprio de uma etapa de conflito intersistêmico, posterior a vitória socialista que instalou a desigualdade.
2. Nas mudanças decorrentes do capitalismo, ocorreu a estagnação das inovações científicas e tecnológicas, como a informática, robótica e a biotecnologia.
3. A era de ouro do capitalismo apresentava uma particularidade de dispensar mudanças tecnológicas de maneira que o desemprego se manteve completamente alto nos Estados Unidos e na Europa ocidental.
4. A era de ouro apresentava o desemprego relativamente baixo nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Os Marxistas acreditavam que essa situação era evidencia do fato que a contradição entre as relações de produtos e desenvolvimento alcançaram o estágio final.
5. Pelas análises de Hobsbawn, o fato da expectativa de vida soviética não ter sido ultrapassada pelos países capitalistas europeus, não houve um nenhum abalo na legitimidade do sistema, principalmente para os operados políticos, a burocracia partidária.

14. A partir dos estudos sobre as classes sociais, e da teoria marxista, julgue os itens em verdadeiros e falsos.
a) (F) A parelha servo/senhor caracteriza o modo de produção antigo, escravo/senhor o modo de produção feudal, e operário/capitalista o modo de produção capitalista.
b) (V) Os conflitos e as classes sociais expressam no mundo da política as contradições fundamentais da sociedade, conflitos esses que emergem do plano da infraestrutura.
c) (F) As relações particulares que estabelece com a propriedade, posse e exclusão, determinam a existência de pares de classes, cada uma com características de modo de produção determinado.
d) (V) Os operários não estão desvinculados aos capitalistas, e dispõem apenas da força de trabalho como fonte possível de subsistência.
e) (V) Em sua teoria, Marx enfatiza que o fator determinante é a relação com os meios de produção. 

15. Segundo as seis deduções de Marx, marque a alternativa que não é aplicável ao conjunto da produção coletiva, antes de proceder à sua divisão entre os trabalhadores.
Escolha uma:
1. Previdência e assistência social.
2. É desnecessário cobrir os gastos relativos à administração do processo produtivo.
3. Reposição do desgaste dos meios de produção.
4. Gastos com necessidades coletivas.
5. Cobertura de acidentes, inclusive naturais.

16. De acordo com a Revolução Industrial, marque a assertiva correta.
Escolha uma:
1. A aglomeração das pessoas em cidades carentes de serviços básicos, e a jornada de trabalho excessiva não contribuíram para o declínio dos valores tradicionais e para o novo sistema de valores adequado às novas circunstâncias.
2. Antes da Revolução, a maioria da população residia no campo e as cidades eram tidas como centros comerciais e burocráticos. A sociedade tradicional era centrada na produção agrícola.
3. A infra-estrutura urbana pré-existente se encontrava preparada para acolher um crescimento populacional tão rápido e intenso, e diversos problemas, inclusive no que diz respeito à saúde.
4. A revolução se deteve no plano da tecnologia. Não abrangendo igualmente à substituição das relações estabelecidas tradicionalmente entre os homens no processo produtivo.

17. A partir dos estudos da justiça e justiça distributiva e o princípio materialista, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (V) O salário do operário incorpora somente o necessário a sua sobrevivência, ou seja, estritamente a reprodução da força do seu trabalho.
b) (F) Toda sociedade não necessita de repor os desgastes dos meios de produção consumidos no processo, deve somente investir.
c) (F) Segundo o princípio materialista, não são as relações econômicas que determinam as relações jurídicas, inclusive as de distribuição, mas as relações jurídicas que determinam as econômicas.
d) (V) A distribuição do produto no capitalismo obedece à lei da troca de equivalentes.
e) (V)Segundo Marx, os gastos relativos à administração do processo produtivo, tenderiam a diminuir consideravelmente na nova sociedade, com a redução progressiva da burocracia.

18. De acordo com as medidas adotadas pela Comuna de Paris segundo a confirmação empírica das teses de Karl Marx, marque a assertiva correta.
Escolha uma:
1. A estrutura do Estado extinguiu as comunas e os conselhos pela separação dos poderes.
2. Aos olhos de Marx, esse conjunto de medidas significava o desmantelamento do tempo de Napoleão I, e sua substituição pelo estado burguês.
3. No plano econômico, não houve medidas favoráveis a devedores e inquilinos.
4. A Comuna separou o Estado e a Igreja, os sacerdotes deixaram de ser funcionários públicos, e o ensino se tornou laico.
5. A comuna separou o Estado e a Igreja, os sacerdotes se tornaram funcionários públicos e o exército foi criado.
19. A respeito da Comuna de Paris, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (V) A comuna de paris foi lida por Marx como a comprovação empírica da sua teoria, um primeiro ensaio da futura revolução proletária.
B) (F) A comuna entregou aos empresários as fábricas que foram totalmente abandonadas pelos operários.
c) (F) O governo republicano à medida que tentou retomar o controle de Paris, não desarmou a Guarda Nacional convocada em 1870.
d) (F) Uma das medidas adotadas pela comuna foi a manutenção do exército, visto que a população não estava armada.
e) (F) A estrutura do Estado foi substituída pela separação de poderes  

20. Com base nos estudos das relações de trabalho durante as modificações decorrentes da revolução industrial, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
1. A posse dos meios de produção matinha-se como fator secundário no processo.
2. O treinamento demorado num oficio tornou-se desnecessário, dada a desqualificação do trabalho promovida pela máquina.
3. Instituição de férias anuais e da semana inglesa.
4. Crianças e mulheres, embora com ingresso vedado ao mercado de trabalho, sofriam os efeitos do desemprego masculino.
5. A inserção das maquinas efetuou-se de maneira quase imperceptível, assim não interferindo no nível de desemprego.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...