21 de mai. de 2012

A falta de uma autoridade moral

Quem é a autoridade moral da UFMT/Sinop? Gandi foi uma autoridade moral na Índia e o Dalai Lama é uma autoridade moral em qualquer parte do mundo. Autoridade moral é aquela que se constrói em uma carreira, em uma vida, pedra por pedra erguendo uma imensa estrutura sem uma mácula. Constatei cedo que em meio que há disputa de poder e dinheiro isso é muito difícil, mas, espero eu, não impossível.
Uma autoridade concedida por conchavos é sempre olhada com desdém e desconfiança. Ao deixar o cargo, torna-se alvo das pedras que guardavam caprichosamente para ela. Já a autoridade moral não. Ela inspira e conquista o respeito não pelo que se lhe foi atribuído, mas pelo que ela é.
Muitas vezes vejo pessoas, excessivamente, apegadas ao poder local, mas Gandi se tornou uma autoridade moral justamente por fazer oposição ao poder constituído em sua época.   
Perceber que são poucos os agentes intelectuais engajados e é fácil ver o rebanho viciado em governo. Agora suportar a hipocrisia dos apolíticos é uma arte de tolerância das mazelas humana. O discurso de honestidade da boca de quem deixar roubar; apertar as mãos de que as usa para apropriar-se do que não lhe pertence; sorrir simpático para quem mata pessoas via corrupção, um otário em potencial... isso sim, trata-se do exemplo que os alunos de cursos superiores não precisam aprender.
O grande desafio é fazer os considerados “elite” entender: que a corrupção precisa ser combatida a paulada e seus praticantes presos.
 Fonte: Saco de Filó

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...