14 de mai. de 2009

A importância de se organizar

Quando o povo se une, com certeza tem mais força e condições de reivindicar melhores condições de trabalho, educacional e social junto aos diversos governos. Quando cada um luta de maneira individual é muito difícil chegar a algum lugar. Também não se pode esperar tudo de um líder, que aponte soluções para todos, a população precisa se dar conta da sua parcela de responsabilidade na questão social e do fracasso educacional de nossas crianças.
A história nos aponta momentos decisivo para o país. como a participação popular, as diretas já e os caras pintadas foram fundamentais no processo políticos brasileiro. Sem as diretas o Brasil teria demorado mais a chegar ao atual nível de democracia que se encontra e os caras pintadas foram fundamentais no impeachment de Collor.
É evidente que a pressão popular tem um peso muito grande no rumo do país e já influenciou o futuro deste. Infelizmente a maior parte dos educadores não se deu conta dessa força, movimento de protesto contra a moralização do estado não são bem visto, já que a população não é informada ou não deixam os profissionais da educação falarem a verdade em relação a alguns instâncias de poder no Estado. O caso de Secretarias de Ciências e Tecnologia Estadualais que não tem assessores técnicos na área de ciências naturais é uma piada, mas será que a população sabe disso? A falta de atendimento médico de qualidade no Brasil é outro fator relevante, mas porque a população não se manifesta a respeito disso?
As escolas precisam entender que cada cidadão tem uma importância fundamental e pode cobrar posições éticas e dignas dos agentes do governo... só precisa ter consciência disso. Para tanto é fundamental um sistema educacional livre e isento de interferência partidária, da escolha dos gestores escolares baseado no mérito e na formação de pessoas intelectualmente engajadas e ativas. Estes devem ser os fundamentos de uma sociedade amadurecida e não os que guiam algumas secretarias de ciências e tecnologias Brasil a fora.

Autor: Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...