Creio ter sido o Manuel Culo quem, em uma de suas cuspidas, perguntou: Quais são as capitanias hereditárias? Quem sabe responder? E o Culo... respondeu: Infelizmente, Não lembro de nem uma! Certamente, você também não se lembará, como não se recordará de conteúdos supostamente aprendidos, quando frequentou a escola: mesóclises, piroclásticas, efeito de Coriolis, eugenol... Ou aqueles que o meu amigo Burro extraiu de um livro didático da Biologia: catálases, peroxissomos, lioxissomos, hialoplasmas, coloides, citoesqueletos, microtúbulos, organóides, retículos sarcoplasmáticos, pinocitoses, fagossomos, fragmoplastos, axonemas...
Por que razão esse pessoal de cultura superior insiste em nos ensinar bobagem que só serve para nos levar a ignorância política e social? Porquê penar doze anos de fundamental e médio a vomitar em prova e depois esquecer? Se a memória esperta apaga estes e outros preciosismos de um currículo obsoleto, por que razão se perde tempo a abarrotar a mente das jovens almas? Se, ao cabo de alguns anos, mais de metade dos conteúdos decorados definitivamente já se ausentaram da memória de longo prazo, por que usar mnemónicas e outros artifícios, para debitar em prova conteúdo inútil e, depois, esquecer? Porquê sacrificar milhares de dias letivos nessa insana tarefa? Por que razão os nossos jovens não aprendem aquilo que é essencial e útil na Matemática, na Física, na Geografia...? Porque não se ensina a viver? Porque não se aprende honestidade? Os corruptos de colarinho branco frequentaram bons colégios. Foram nota dez na Matemática, mas erram no somar e subtrair...
Por que razão esse pessoal de cultura superior insiste em nos ensinar bobagem que só serve para nos levar a ignorância política e social? Porquê penar doze anos de fundamental e médio a vomitar em prova e depois esquecer? Se a memória esperta apaga estes e outros preciosismos de um currículo obsoleto, por que razão se perde tempo a abarrotar a mente das jovens almas? Se, ao cabo de alguns anos, mais de metade dos conteúdos decorados definitivamente já se ausentaram da memória de longo prazo, por que usar mnemónicas e outros artifícios, para debitar em prova conteúdo inútil e, depois, esquecer? Porquê sacrificar milhares de dias letivos nessa insana tarefa? Por que razão os nossos jovens não aprendem aquilo que é essencial e útil na Matemática, na Física, na Geografia...? Porque não se ensina a viver? Porque não se aprende honestidade? Os corruptos de colarinho branco frequentaram bons colégios. Foram nota dez na Matemática, mas erram no somar e subtrair...
Desconfio que eles são pagos para nos manter na ignorância!