6 de jan. de 2011

Papa Bento XVI acredita no Big Bang

        O Papa Bento XVI declarou recentemente que o Big Bang foi obra de Deus. Segundo ele, os "cristãos devem rejeitar a ideia de que o Universo surgiu por acidente".
       Antes, o Papa já havia declarado sobre a evolução do Universo, porém raramente discutiu conceitos específicos como o Big Bang, o qual os cientistas dizem ter levado à formação do Universo há cerca de 13,7 bilhões de anos.
        Pesquisadores do CERN, Centro de Pesquisas Nucleares em Genebra, na Suíça, têm colidido prótons próximos à velocidade da luz para simular condições que eles acreditam ter trazido à existência o Universo.
        Ateus dizem que a Ciência pode provar que Deus não existe, mas o Papa Bento XVI declarou que algumas teorias científicas são "limitadoras da mente" porque "apenas chegam a certo ponto, não explicando totalmente o senso de realidade", diferente das questões religiosas que surgem como verdades absolutas.
         "Não é preciso um Deus para criar o Universo", diz Stephen Hawking.
        "É um ciclo vicioso. Tudo que a Ciência descobrir, que possa de alguma forma mudar a história da humanidade, suas crenças e tudo o mais, a Igreja irá dizer que foi obra de Deus, 'roubando', de certa forma, todo o mérito da Ciência".
        "Acreditar que um ser sobrenatural criou tudo em passes de mágica é bem mais fácil do que estudar, pesquisar, analisar e provar a evolução das espécies e o surgimento de tudo".
        Galileu foi reabilitado, e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.
        Ao se pensar na história do catolicismo desde que condenaram Galileu até nossa época, surge a questão: Algum dia o catolicismo vai aceitar a Teoria da Evolução por completa? Será que um dia "abrirá a cabeça" (mesmo que falsamente) ao perceberem que estão perdendo cada dia mais fiéis para outras religiões "mais modernas" ou pelo simples fato de mudarem de opinião?
        O Papa falou que teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do Universo e dos humanos, enquanto não conflitantes com a fé, deixam questões sem resposta. "Na beleza do mundo, neste mistério, na sua grandeza e na sua racionalidade, nós podemos apenas deixar-nos sermos guiados por Deus, criador do céu e da Terra", finalizou. 

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...