24 de mar. de 2009

O Modelo Educacional e o Nepotismo

A forma de ensino que pretende ser competente enfoca a administração da coisa pública, orienta os princípios que devem guiar a gestão das estâncias do poder público. Este tipo de educação, defendido pelos meios de comunicações inscritos, não é conivente com a existência de favoritismos sem critério, que privilegia algum indivíduos familiares de políticos, como acontece em nosso município.

A prática do Nepotismo viola o princípio constitucional da moralidade, uma vez que não permite a igualdade de condição de acesso aos cargos de naturezas especiais entre todos os cidadãos da Nação. E o Nepotismo só é bem visto entre os membros da população que são menos esclarecidos, já que este constitui prática não aceita em Estados Democráticos, como ficou claro na Súmula Vinculante nº13 de 2008, editada pelo Supremo Tribunal Federal. Democracia sugere tratamento igualitário e mesmas oportunidades a todos os cidadãos. É por isso que o voto de um parente do prefeito e o de um cidadão comum tem o mesmo “peso” na eleição municipal para os cargos de vereador e prefeito.

A escola precisa esclarecer que os executivos públicos são empregados do povo e que esses devem fazer a vontade da população. Mas se uma Santa vereadora indicar seu irmão para determinado cargo é a vontade da comunidade? O que os eleitores pensam sobre o Nepotismo? Seria a população contraria ou favorável a tal prática? A tal vereadora também é professora e partidária do Nepotismo, e, mais um peso pesado da educação aqui de Sinop (professor universitário) esta de aliança com esse procedimento, que para ele é natural.

Vejam bem, se até educadores estão de acordo com o Nepotismo porque que o prefeito de Sinop seria contra? Pois bem, o prefeito desta cidade não merece esses tipos de educadores, pois eles querem sempre emplacarem um parente nos cargos comissionados, mas não querem fazer aquilo que são pagos para fazer: informar o povo que o Nepotismo é vetado no setor público. Senhores educadores, comprometidos com o bem coletivo, vamos fazer uma campanha contra o Nepotismo em nossa cidade.


Autor: Francisco Antonio de Oliveira Filho – Técnico em Química – SECITEC/Sinop

chicodeoliveira@yahoo.com.br




Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...