Prova Objetiva (P1) – Conhecimentos Gerais
Cargo: Para o cargo de nível superior.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1 Fundamentos da Educação: sociedade, estado e educação: concepções e funções. 2 A História da educação no Brasil: fundamentos históricos. 3 Educação, história e cultura afro-brasileira. 4 Educação no mundo contemporâneo: desafios, compromissos e tendências da sociedade, do conhecimento e as exigências de um novo perfil de cidadão. 5 A escola e a pluralidade cultural. 6 Políticas públicas para educação. 7 Função social e política da escola. 8 Tendências da prática pedagógica. 9 Currículo: elaboração e prática. 10 O desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola. 11 A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. 12 Aspectos do perfil profissional e competências para a atuação na docência. 13 Educação inclusiva: fundamentos legais, conceito e princípios, adaptações curriculares, a escola inclusiva e o papel do professor. 14 Princípios e práticas de gestão escolar. 15 O processo didático pedagógico de ensinar e aprender: concepções e teorias da aprendizagem. 16 As fases do desenvolvimento cognitivo e a organização dos processos de ensino e aprendizagem. 17 Organização curricular: escola organizada por ciclos de formação humana. 18 Organização curricular por áreas de conhecimento. 19 Metodologia do trabalho pedagógico através de projetos temáticos. 20 Planejamento de ensino: concepção e procedimento relativos às etapas do planejamento. 21 As competências dos conselhos de classe e deliberativo da escola. 22 O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. 23 Avaliação da aprendizagem: concepção e funções. 24 A importância dos resultados da avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino. 25 O papel do professor na integração escola-família.
Prova Objetiva (P2) – Conhecimentos Complementares
- Para todos os cargos
Noções de Administração Publica: 1. Formação do Estado e da Administração Pública. 2. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 3. Ética no exercício da função pública. 4. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão – a nova gestão pública. 5. Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública. 6. Servidores Públicos: Regime Jurídico, provimento e vacância de cargos públicos, remoção, redistribuição, direitos 35 de 38 e vantagens, licenças e afastamentos e seguridade social do servidor.
Legislação Básica:
1. Princípios fundamentais da CF/88 (arts. 1º a 4º) 2. Direitos e garantias fundamentais (arts. 5º a 11) 3. Organização do Estado político-administrativo (arts. 18 a 33) 4. Administração Pública na CF/88 (arts. 37 a 41) 5. Organização dos Poderes (arts. 76 a 91). 6. Constituição Estadual. 6. Leis Complementares Estaduais e suas atualizações posteriores: LC nº 13 de 16 de janeiro de 1992, LC nº 14 de 16 de janeiro de 1992, LC nº 50 de 01 de outubro de 1998. LC nº 80 de 14 de dezembro de 2000, LC nº 112 de 01 de julho 2002. 10. LC nº 254 de 02 de outubro de 2006, LC nº 264 de 28 de dezembro de 2006, LC nº 266 de 29 de dezembro de 2006.
Somente para o cargo de Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso: 1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (n.º 9.394/96). 2 LOPEB 50/98 e 206/98. 3 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 4 Lei Complementar n.º 112/2002 (Código de ética). 5 Lei Complementar n.º 04/90 (Estatuto do Servidor Público Estadual). 6 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 7. Resolução 262/2002 CEE/MT – Organização da Escola em Ciclos, 8. Lei 7.040/99 Gestão Democrática – MT, 9. Plano Nacional da Educação 2001, 10. Plano Estadual de Educação 2007.