16 de fev. de 2009

O Mérito Segundo os pensadores da SECITEC/MT

Desde o século XIX, os servidores públicos britânicos são escolhidos basicamente por mérito. As indicações políticas, incluindo secretários e ministros de Estado, somam pouco mais de 100. Nessa cultura, é valorizado o mérito para os que querem trabalhar no Estado. Vale a competência, e não o apadrinhamento. Os povos anglo-saxônicos se convenceram de que é imprudente deixar o governo usar o Estado para empregar seus cabos eleitorais (Nóbrega, Veja 11/02/2008 p92).
Na SECITEC/MT (Secretaria de Ciência e Tecnologia) há mais Cargos de Natureza Especial (CNE) que os 100, aproximadamente, que existem na Inglaterra, são 109 CNE (comissionados) na SECITEC/MT. E a escolha dos ocupantes desses CNE não é nada aceitável para um modelo educacional sério, como o Inglês. Um membro do Baixo Clero jamais poderá ser digno de tal privilégio. Chikó é um exemplo disso, alagoano que veio para o Mato Grosso corta-cana, jamais poderá ocupar um CNE, pois não é permitida a escolha do mais apto para tais cargos e se o sujeito foi um plebeu será necessário a colocação de barreiras para vetar as possibilidades reais dele chegar a tal posição.
Isso mostra que o esforço intelectual não é bem visto nas unidades de educação da SECITEC-MT, e se assim não for, porque não se adota uma política de escolha de servidores através do mérito? Qual o problema de ex-cortadores de cana participarem de processo seletivo de igual pra igual com pessoas que tiveram todas as chances do mundo para estudarem? Porque a escola não pode ser justa? Porque disponibilizar tantas informações para as pessoas e fazer justamente o contrario do que informam? Estariam os ingleses equivocados com relação à escolha de servidores para o Estado? Qual o fundamento educacional do Estado? Seria o de dar privilégios aos cabos eleitorais, como vagas Neste sem passar por concurso? Mato Grosso não é um Estado sério.

Autor: Francisco Antonio de Oliveira SECITEC – Sinop 13/02/2009

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...