23 de out. de 2020

As diferenças entre esquerda e direita, para os desavisados.

         As diferenças são visíveis nas ideologias e se centram em torno dos direitos dos indivíduos e do papel do governo na justiça social. 
  A Esquerda acredita que a sociedade fica melhor quando é regulamentada e não permite que a classe dominante economicamente promova injustiças sociais, gerando desigualdades inaceitáveis para países minimamente sérios.
    No entanto, a Direita advoga que o Estado deve se envolver o mínimo possível nas questões sociais e o governo não deve cobrar tributos para fazer justiça social, nesta visão não é aceitável tributação progressiva de acordo com a renda. 
    Os seguidores da esquerda defendem que o governo deve garantir o bem dos cidadãos. Para isso, ele deve formar bem todos os seus membros, só assim todos os setores da sociedade poderão ser verdadeiramente democráticos e equilibrados. 
    O pessoal de direita diz que o Estado não deve ter o bem Estar do cidadão como a sua principal bandeira, defendendo uma menor participação do governo na sociedade, deixando que o próprio mercado, que são os ricos da classe economicamente dominante, dite as regras. 
    A direita diz que o destino é responsabilidade individual das pessoas e a autonomia dos ricos da sociedade não faz escravos na classe subjugada, sendo rico e livre para ter um escravo não significa que os ricos, sem a regulamentação do Estado, vão ter escravos, é preciso que o pobre diga que quer ser escravizado e pule dentro do navio. 
    É interessante salientar que não são pautas nem de direita e nem de esquerda a corrupção e quem faz isso não tem interesse na informação, mas em enganar a população para ser eleger em cargos políticos.

Ideologia

Esquerda

Direita

Filosofia política

Moralmente liberal.

Moralmente Conservadora.

 

Estado

Defende a intervenção do Estado, com uma sociedade sustentável e igualdade de oportunidade no início da vida das pessoas.

Menor intervenção do Estado, concentração de renda e meritocracia hereditária com iniciativa individualizada.

Empresas

Maior regulamentação e impostos sobre retirada de dinheiro das empresas.

Menor regulamentação e isenção fiscal para retirada de dinheiro das empresas.

 

Política econômica

Desigualdade justificada e visando o bem social, mas com tributação progressiva, ricos pagam mais imposto, gastos governamentais em programas sociais e infraestrutura, mais regulamentação nos negócios.

Redução dos impostos e menor regulamentação das empresas, produz redução do gasto público em serviços básicos e injustiça social.

 

Gastos públicos

Em moradia, educação, saúde, segurança, justiça e em empresas estatais essenciais para a economia e para a segurança da população, como água e energia. 

Defende a redução de gastos do governo e de seus programas assistencialistas. A saúde deve ser privada e o sistema educacional dividido em dois, escolas públicas (ralé) e particulares (elite).

 

Justiça social

Deve ser gerada a partir de impostos proporcionais sobre os ricos para criar igualdade de renda.

A direita acredita que isso é coisa de comunista e que aqueles que têm capacidade e privilégios para ganhar devem ser livres para fazê-lo.

Política de Saúde

Acredita que o acesso aos cuidados de saúde é um dos direitos fundamentais a todos os cidadãos e deve ser garantido pelo Estado.

Opõe-se à expansão da saúde pública e acha melhor a iniciativa privada cuidar disso, já que eles têm dinheiro para pagar.

 

Abordo

As pessoas são livres para escolher, não é uma questão do Estado laico, mas de religiosidade.

É contra o aborto, já que não defendem o Estado laico, mas com bancada evangélica, igual os mulçumanos em suas teocracias.

Direitos dos homossexuais

As pessoas são livres para escolher a orientação sexual e o Estado não precisa mediar isso.

O Estado deve proibir o casamento de homossexual, mesmo que esse não seja religioso.

Porte de armas

Contra

Favorável

Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...