26 de set. de 2011

Pedro Taques e Mendes se destacam no cenário político matogrossense

         Apesar da escassez de novas lideranças que surgiram no Estado nos últimos anos, o senador Pedro Taques (PDT) e o empresário Mauro Mendes (PSB) são considerados como as únicas revelações no cenário político de Mato Grosso.
        O cientista político João Edison de Souza vai mais além e acredita que o parlamentar pedetista pode se tornar um ícone da política brasileira. “O Pedro Taques é destaque principalmente pela falta de modernização e movimentação dos demais políticos.
         Pela ausência de lideranças, considero que este pode se tornar um destaque nacional. Ele reflete a nova roupagem da cacicaguem que apenas muda de forma, mas sempre existe”, explicou.
Porém, João Edison não considera Mauro Mendes como um novo cacique político. “O empresário ainda procura um lugar para mandar, deixou o PR que tinha o senador Blairo Maggi e não conseguiu superar o deputado federal Valtenir Pereira no PSB”, avaliou.
         Questionado se é uma nova liderança política no Estado, o senador disse que o momento é de transformação e os velhos caciques devem se atentar. “Defendo que pessoas novas ingressem na política para obtermos maior participação popular. O povo não é gado para ser conduzido. As redes sociais, a amplitude da comunicação gera maior participação das pessoas. Quem não se inteirar, ficará para trás”.
         Já o empresário acredita que este status se deve em função de ter saído fortalecido das eleições, mesmo com derrotas. “Fui um novo nome para a política em 2008 e apesar de derrotado na disputa para a Prefeitura de Cuiabá, cheguei ao segundo turno. Nas eleições de 2010, fiquei em segundo lugar com 36% dos votos”.
         O senador Jaime Campos (DEM) define os dois como destaques e lembrou que outros estão surgindo, mas precisam se consolidar na política.
        Curiosamente, o senador Blairo Maggi (PR), o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), preferiram não citar nomes de novos “caciques” com receio de esquecerem de alguns nomes.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...