11 de jul. de 2023

        Existe uma sociedade mágica de células "Célulândia", que também é chamada de corpo, onde todas as células vivem em harmonia e felicidade. Cada célula é única e desempenha um papel importante na unidade da vida.
        No centro da sociedade celular, existe uma escola especial chamada "Escola genética", onde as jovens células aprendem sobre suas funções e responsabilidades. Nessa escola, tem uma turma de componentes celulares, as "Organelas", composta por diferentes corpúsculos.     
        O líder da turma é o Núcleo, uma organela muito sábia que continha todas as informações importantes para a vida de cada célula. O Núcleo é rodeado por outras organelas, como a Mitocôndria, que fornece energia para todas as células, e o Retículo Endoplasmático, que ajuda a transportar substâncias importantes pelo corpo.
        É importante destacar que a organela mais importante na célula não é uma produtora de substância ou de energia, mas a que contém as informações de como as tarefas celulares devem ser feitas.
        Existe também os Lisossomos (limpadores), responsáveis por limpar as células de detritos e substâncias prejudiciais. O Aparelho de Golgi ajuda a empacotar e enviar proteínas para outras partes do corpo, sendo como um sistema de correio, enviando e recebendo mensagens entre as células.
        Cada organela tem sua importância na casa (digo célula) e trabalha em equipe para manter a harmonia no meio. As células sabem que, mesmo sendo diferenciadas devidos aos processos culturais, são todas essenciais para a vida e o funcionamento do corpo.
        Um dia, enquanto a Turma Organela estava em aula, uma organela nova chegou a Célulândia. Era uma organela chamada Cloroplasto, que veio de uma planta. As outras células ficaram curiosas para conhecer essa nova integrante e aprender sobre sua função.
        Cloroplasto explicou que era responsável pela fotossíntese, um processo mágico em que a energia do sol era transformada em alimento para as plantas. As outras organelas ficaram maravilhadas com essa habilidade especial e receberam Cloroplasto de braços abertos.
        A turma Organela logo se tornou uma equipe unida e poderosa. Elas se divertiam aprendendo uns com os outros e descobrindo como suas funções se complementavam. Juntos, eles mantinham a ordem e a saúde em Célulândia.
    Chico de Oliveira

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...