23 de jun. de 2021

Conheça os 15 deuses do Candomblé mais populares no Brasil

         Governantes do mundo, os orixás representam poderes da natureza e sentimentos humanos. Assim, não é nenhuma surpresa que existam centenas deles. O número exato é desconhecido, já que a Umbanda e o Candomblé possuem várias ramificações. Assim, por sua vez, veneram suas próprias divindades. Mas, no Brasil, existem 15 deuses do Candomblé que ganharam destaque desde a chegada dos escravos. Conheça agora um pouco mais sobre eles.

        Os 15 deuses do Candomblé mais populares

Exu – Considerado o mais humano por conta dos sentimentos contraditórios, como todos nós: às vezes é amor, às vezes ódio. Esse é o orixá que faz a ligação entre os seres humanos e outros deuses do Candomblé. Sem ele, não conseguiríamos conversar com o sobrenatural. Seus filhos humanos são um tanto irônicos e debochados.

Oxalá – Trata-se de uma divindade muito generosa e sempre disposta a ajudar. De todos os deuses do Candomblé, esse é o que mais possui filhos humanos que costumam se destacar pela calma e paciência. Conhecido como o orixá da paz, é bastante venerado no Brasil.

Ogum  Impulsivo e temperamental, Ogum é o orixá da guerra. Seus filhos são nômades, nunca se acomodam em lugar nenhum e estão sempre cheios de energia. Destacam-se principalmente pela prática de esportes.

Oxóssi – Protetor da mata, da caça e da agricultura, o quatro Orixá da lista dos deuses do Candomblé é muito ligado à liberdade e independência. Seus filhos são muito honestos e leais, por isso são populares e possuem muitos amigos. Ao mesmo tempo, são vítimas fáceis de pessoas falsas.

Xangô – Autoritário e dominador são alguns dos seus adjetivos. De todos os deuses do Candomblé esse é o que mesmo com seu lado mais rígido, também é justo e sincero. Seus filhos costumam ser audaciosos e por isso costuma ser bastante venerado no país.

Omolú – Também chamado de Obaluaê, esse é um dos únicos deuses do Candomblé que possui o poder de curar doenças. Seus filhos podem se tornar pessoas de trato difícil por estarem sempre insatisfeitos.

Logun Edé – Você conhece alguém muito extrovertido e elegante? Com certeza sim, e por isso ele provavelmente é filho de Logun Edé. Esse é um dos orixás mais vaidosos e que estão sempre à procura de luxo.

Oxumaré – De todos os deuses do Candomblé, esse é o único que passa metade do ano como homem e na outra fase como mulher. Isso porque esse é o Orixá protetor dos amantes e consegue ajudar qualquer um a resolver problemas amorosos. Sua personalidade forte também é algo bastante perceptível, principalmente em seus filhos.

Ossaim – Enquanto Oxóssi se encarrega da alimentação, esse Orixá é responsável pelo poder de cura das ervas. De todos os deuses do Candomblé, é somente esse que os filhos são bastante orgulhosos, mas com grande inteligência emocional.

Oxum – Protetora da água doce, Oxum também é muito vaidosa. Suas filhas são muito românticas e dedicadas à família. Ao mesmo tempo, são excessivamente sentimentais, o que termina causando sofrimento.

Iemanjá – Uma das deusas mais populares, é a “rainha do mar”. É considerada também a mãe de todos os deuses do candomblé. É bastante vaidosa e ambiciosa, e não dispensa um bom presente.

Iansã – Deusa dos ventos e das tempestades, oferece aos seus adoradores muito otimismo e grandes paixões. De todos os deuses do Candomblé, somente Iansã possui filhos que costumam ser mal-humorados e geniosos ao mesmo tempo.

Nanã – Um dos orixás mais antigas de que se tem conhecimento, Nanã é ao mesmo tempo morte e fecundidade. Seu nome significa “mãe”. Seus filhos são muito calmos e, por vezes, considerados “lentos”, o que pode gerar problemas, especialmente no âmbito profissional.

Ewá – Essa Orixá é muito popular, e ela é um dos deuses do Candomblé que possui uma história triste. Ewá foi abandonada num cemitério e morreu virgem. Seus filhos são rebeldes e desobedientes.

Ibeji – Na realidade Ibejis são dois orixás, e não apenas um. São irmãos gêmeos que garantem aos seus protegidos muita sorte e felicidade. Seus filhos são muito brincalhões, mas podem também ter atitudes infantis e irresponsáveis.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...