4 de mar. de 2015

O Professor povão

         Na maioria das vezes, as pessoas querem ser só professor. No entanto, eu sou aquele cara que é de outro ofício e dá aulas por bico, para completar a renda. E a vida não foi impositiva no meu caminho. Estudei para ser professor e gosto de ser professor. Mas tem gente que é professor por imposição da vida e, essa mesma gente, gostaria de estar fazendo outra coisa.
Quero aqui dizer que os salários de professor da educação básica não são adequados em todo território nacional. No entanto, não podemos fechar os olhos para os caos instalados no ensino.    
Será que estamos preparando as gerações para a vida, para a reflexão consciente, para formarmos efetivamente pessoas capazes de produzir e representar um diferencial em seu meio social? Até que ponto não estamos dando exemplos ignorantes daquilo que jamais deveriam acontecer nas dependências da Escola?
Há uma ideia tortuosa e bizarra, nas dependências escolares, de que os políticos são corruptos. Será? Será que podemos julgar os políticos sem julgar as estruturas sociais?
Eu fico triste quando tenho que conviver nessa situação como a dos condicionadores de ar da Escola Estadual Edeli Mantovani. Aqui sou professor povão, sigo a cartilha e endosso o discurso oficial, para que bater de frente? Realmente, nisso o só povão tem razão, mas esse é o sapo que eu engulo todos os dias.
Chicó

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...