29 de ago. de 2020

O significado de Cultura no Século XX (Atividade IV do 2º ano)

            Cultura é conceito utilizado pela Antropologia, ciência que faz parte da grade curricular da Sociologia e visa descrever as sociedades humanas a partir de sua produção artística, modo de ser e de pensar do povo, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.
            O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
           Em virtude da variedade de significados dessa palavra derivada do latim que deu origem tanto a expressões de cuidado e cultivo quanto a expressões que designam conjuntos de conhecimentos e hábitos de determinadas sociedades, é difícil realizar o seu esgotamento conceitual.

A Antropologia e as grandes rupturas (atividade III do 2º anodo ensino médio)

A Antropologia e as grandes rupturas

         Um impulso para a crítica da ideia de separação entre natureza e cultura veio do trabalho de Bruno Latour (1947-), filósofo, sociólogo e antropólogo francês que se dedica a entender a ciência moderna e produz o que podemos chamar de uma Antropologia da ciência. Segundo ele, nosso pensamento se apoia na certeza de que há uma distinção radical entre o mundo dos humanos e as “coisas lá fora”. Essas coisas são os objetos, os não humanos em geral. Essas coisas que estão lá fora, separadas do mundo dos humanos, formam a natureza, esse mundo que é objeto de atenção dos humanos, mas que é tratado como se não tivesse vida inteligente ou fosse inerte.

26 de ago. de 2020

Sociologia: Atividade II do 2º ano do Ensino Médio.

ANTROPOLOGIA COMO INVENÇÃO
              Outra discussão importante para a Antropologia contemporânea é a renovação da ideia de cultura, iniciada em 1975 pelo antropólogo norte-americano Roy Wagner (1938-), com a publicação de The Invention of Culture (A invenção da cultura, Cosac Naify, 2012), livro que passou praticamente despercebido. Hoje essa obra é considerada fundamental na construção de uma nova antropologia, que tem recebido diferentes denominações: antropologia pós-social, antropologia reversa, antropologia simétrica, antropologia ontológica, antropologia reflexiva.
         Roy Wagner lançou uma série de questionamentos sobre grandes “verdades” tidas como evidentes no pensamento antropológico. Para esse autor, um dos problemas da Antropologia era a defasagem entre o conhecimento produzido pelo antropólogo e o saber do qual deriva esse conhecimento, ou seja, a cultura nativa. Tudo se passa como se o antropólogo fosse a campo, observasse diferentes aspectos de uma sociedade, voltasse e contasse suas observações para os colegas. Mas isso é uma ilusão.

18 de ago. de 2020

1 Aula do 1º ano/ensino médio, 1º bimestre.

A VIDA EM SOCIEDADE

As pessoas vivem juntas, ou seja, em sociedade. E os cientistas sociais estão interessados em entender como acontece essa vida em sociedade. Quais são as formas de convivência entre as pessoas? Que relações são fundamentais em uma sociedade? Como funciona uma sociedade? Por que as pessoas, em geral, fazem coisas muito parecidas? Como as sociedades mudam? Por que a vida em sociedade produz diferenças tão grandes entre seus membros? Quais fatores diferenciam grupos ou sociedades? Por que algumas pessoas são exploradas, subjugadas e até mesmo escravizadas?

Essas são apenas algumas questões entre milhares de outras que podem ser levantadas sobre a vida em sociedade.

16 de ago. de 2020

Aula 1 do 2º ano Ensino médio 1º bimestre.

Pensando a sociedade         

           Sociologia é uma ciência que se concentra no estudo das relações sociais. Seu fundamento, no entanto, dá ênfase às relações sociais que têm certa regularidade. O estudo sociológico entende que há determinados modos de vida, de comportamento e de conduta que se reproduzem e aparecem historicamente com frequência. A vida em sociedade não pode ser entendida como um processo aleatório, no qual tudo pode acontecer. Pelo contrário, as relações sociais são sempre resultado de processos históricos, isto é, têm sua base em um passado de outras relações sociais. Ao explicitar as regularidades sociais, a Sociologia tem como base a história humana.
            Neste capítulo vamos conhecer os três grandes clássicos da Sociologia: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. A introdução ao pensamento desses autores é de fundamental importância, pois é com base em suas obras que a Sociologia se constituiu como disciplina científica distinta das ciências da natureza e das ciências exatas.

10 de ago. de 2020

Aula 1 do 3º ano Ensino médio 1º bimestre.

Política, poder e Estado  

         Quando você pensa em política, o que vem à sua cabeça? Provavelmente algo relacionado ao governo, às pessoas que administram a cidade, o estado ou o país. Você talvez pense nas eleições, em candidatos, no voto. E talvez tenha uma opinião desfavorável sobre a política: muita gente, quando ouve falar em política, logo pensa em corrupção.
            Mas você já pensou em quantas coisas boas na sua vida foram conseguidas por lutas políticas? Por exemplo, hoje você pode postar na internet uma frase como “Odeio todos os políticos, o governo é corrupto”. No Brasil, há menos de trinta anos, quem criticasse o governo desse jeito poderia ser preso, torturado e até morto. Isso só deixou de ser assim graças a um movimento político forte que mudou a forma de o país ser governado. E quem achar que outros problemas graves do Brasil podem ser resolvidos sem política está seriamente iludido.
            A Ciência Política ajuda a entender como funcionam o governo, as leis, os partidos, e tudo aquilo que influencia ou regulamenta a vida de cidadãos como você e seus colegas.

19 de mai. de 2020

Lucros e prejuízos da Petrobras. "Chico de Oliveira"

Ano
Lucro em bilhões R$
Ano
Lucro em bilhões R$
2019
40,137
2008
33,915
2018
25,8
2007
21,512
2017
- 0,446
2006
25,919
2016
- 14,8
2005
23,725
2015
- 34,836
2004
17,86 bilhões
2014
-  21,587
2003
17,795
2013
23,6
2002
8,098
2012
9,2
2001
9,867
2011
33,3
2000
6,9
2010
35,18
1995/1999
Média de 1,9 ano
2009
30,051
1994
1,74 bilhão.

17 de mai. de 2020

Histórico de lucros e prejuizos do Banco do Brasil.

Lucro em 2019 = R$ 17,8 bilhões. 
Lucro em 2018 = R$ 13,513bilhões.
Lucro em 2017 = R$11,1 bilhões. 
Lucro em 2016 = R$ 8,2 bilhões.
Lucro em 2015 = R$ 14,4 bilhões.
Lucro em 2014 = R$ R$ 11,24 bilhões.  
Lucro em 2013 = R$ 15,75 bilhões.

22 de out. de 2019

Jogador do Jabaquara, Pestiado, é expulso por se recusar a fazer gol contra.

        O jogo do campeonato brasileiro de desigualdade social, que vem acontecendo nos últimos 500 anos, teve o jogador Pestiado expulso na partido do Jabaquara (pobres) contra o São Paulo (ricos).
Os times são de classes sociais distintas, mas todos devem fazer gol na mesma barra com a justificativa que não existem distinções entre classes. O Jabaquara e o São Paulo devem fazer gol no lado do Jabaquara, mas com o time dos pobres fazendo gol contra e favorável ao São Paulo (time dos ricos).
Pestiado é um jogador do Jabaquara que entendeu a regra do jogo e se recusou a fazer gol contra, dizendo ele, que os pobres fazem gol no time dos ricos, que neste caso era o São Paulo. Isso já era motivo de sobra para a expulsão do marginal, mas a gota d`agua foi ele querer abrir os olhos dos companheiros de classe social (digo clube) para a situação da partida de privilégios sociais.

17 de jun. de 2019

Economia de mercado x sociedade de mercado

       O debate está aberto e mobiliza as melhores cabeças do mundo. Foi aberto por Michael Sandel, professor de filosofia política de Harvard, escritor consagrado e um dos mais influentes intelectuais da atualidade.
Não, ele não é um comunista ou incentivador dos Black Blocs. E valoriza a livre iniciativa e o empreendedorismo. No entanto, notou um descompasso nas relações humanas contemporâneas.
Para Sandel, a economia de mercado é uma ferramenta valiosa e eficaz para organizar a atividade produtiva. Em paralelo, a sociedade de mercado é um “lugar” onde quase tudo pode ser posto à venda.

31 de mai. de 2019

Analfabeto de Cú – ralinho, com baixa renda, vê propaganda do governo e vai à justiça pedir direito de resposta para desmentir o aporofóbico.

Ao ver a propaganda da reforma da previdência do governo Bolsonaro, o analfabeto Pesteado, 45 anos, entrou com um pedido de direito de resposta para esclarecer que tudo que foi dito, na propaganda, pode ser mentira, já que não precisamos pagar a ninguém para contar a verdade.
        O analfabeto disse que os ricos da sua cidade saíram pelas ruas em carreata e, dessa forma, desconfiou que o movimento não pode ser do seu interesse. Segundo Pesteado, que não sabe escrever nem o próprio nome, tinha até um membro da família Dóllar na Cueca defendendo a tal reforma. E ainda, segundo esse membro do baixo clero, no passado os antepassados de Cueca diziam que abolicionismo era um palavrão, igualzinho a palavra esquerdopata, que hoje é pejorativo.   
        Na manhã desta sexta - feira (31), a justiça negou o direito de resposta alegando que o analfabeto não tem condições intelectuais para saber o que é bom ou ruim para o povaréu. Segundo a Justiça e a extrema direita, bom para os desvalidos é o mesmo que é bom para a classe de cima da sociedade, justificou um dos membros do Tribunal da Injustiça em sua sentença. Outro membro do tribunal emendou: enquanto esses políticos não quiserem mexer na nossa lagosta “tá tudo certo”. 
Chico de Oliveira

29 de mai. de 2019

Jumento de Caruaru

Em Caruaru (Pernambuco) tem um Jumento falante e metido a inteligente. Certo dia sai de férias e fui ver o tal Jumento.
Eu: seu Jumento fiquei sabendo que o senhor fala, é verdade?
Jumento: falo sim moço.
Eu: gostaria de falar com o senhor a respeito do presidente do Brasil.
Jumento: de política eu não falo.
Eu: mas, por que o senhor não fala de política?
Jumento: O senhor já viu algum jumento escolarizado?
Eu: não.
Jumento: Logo jumento não precisa de escola, certo?

27 de fev. de 2019

O Que se vê e o que não se vê (Frederic Bastiat "A lei" 1851)

------Na esfera econômica, um ato, um hábito, uma instituição, uma lei não geram somente um efeito, mas uma série de efeitos. Dentre esses, só o primeiro é imediato. Manifesta-se simultaneamente com a sua causa. É visível. Os outros só aparecem depois e não são visíveis. Podemo-nos dar por felizes se conseguirmos prevê-los. 
Entre um bom e um mau economista existe uma diferença: um se detém no efeito que se vê; o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que se devem prever. 
------E essa diferença é enorme, pois o que acontece quase sempre é que, quando a consequência imediata é favorável, as consequências posteriores são funestas e vice-versa. Daí se conclui que o mau economista, ao perseguir um pequeno benefício no presente, está gerando um grande mal no futuro. Já o verdadeiro bom economista, ao perseguir um grande benefício no futuro, corre o risco de provocar um pequeno mal no presente.

17 de dez. de 2018

Os Personagens e os idiotas.

           Os personagens vivem nesta vida como idiotas, eu não sou um personagem, mas uma pessoa que deseja viver aquilo que brota racionalmente da alma. Não sou um produto da cultura, porque constituo um ensaio único e precioso da Natureza.
Chico de Oliveira

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