21 de mai. de 2016

Novos números sobre o agronegócio de MT

         O segmento do agronegócio tem dito que, segundo um trabalho recente da Fundação Getúlio Vargas, o Estado exporta 52% da soja e vende internamente 48%.
Não in natura, a maior parte seria industrializada e transformada em óleo ou farelo de soja. E que sobre isso incidiria ICMS.
Se a soja fosse exportada, não haveria essa incidência por causa da Lei Kandir.

23 de mar. de 2016

O imbecil juvenil: Jornal da Tarde, São Paulo, 3 abr. 1998

         Já acreditei em muitas mentiras, mas há uma à qual sempre fui imune: aquela que celebra a juventude como uma época de rebeldia, de independência, de amor à liberdade. Não dei crédito a essa patacoada nem mesmo quando, jovem eu próprio, ela me lisonjeava. Bem ao contrário, desde cedo me impressionaram muito fundo, na conduta de meus companheiros de geração, o espírito de rebanho, o temor do isolamento, a subserviência à voz corrente, a ânsia de sentir-se iguais e aceitos pela maioria cínica e autoritária, a disposição de tudo ceder, de tudo prostituir em troca de uma vaguinha de neófito no grupo dos sujeitos bacanas.
        O jovem, é verdade, rebela-se muitas vezes contra pais e professores, mas é porque sabe que no fundo estão do seu lado e jamais revidarão suas agressões com força total. A luta contra os pais é um teatrinho, um jogo de cartas marcadas no qual um dos contendores luta para vencer e o outro para ajudá-lo a vencer.

3 de mar. de 2016

O bem público e os objetivos de quem não deseja ter olhos

          Procuras saber em que consistem precisamente o maior dos bens, que deveria ser o objetivo de todo sistema educacional, verás que dois objetivos são principais: a liberdade e a igualdade.
         Para o filósofo René Descartes (1596-1650), age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem a escolha, nesse sentido, quanto mais evidente a veracidade de uma alternativa, maiores as chances de ela ser escolhida pelo agente. No entanto a inexistência de acesso à informação afigura-se óbice à identificação da alternativa com maior grau de veracidade, denotando a possibilidade de existir submissão e servidão.
          Já a igualdade, no âmbito da Política, é o conceito que descreve a ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade e foi plantada no Iluminismo para idealizar uma realidade em que não houvesse distinção jurídica entre nobreza, burguesia, clero e escravos.
         No entanto o que se vê é uma ausência de liberdade no âmbito da unidade escolar produzida pela falta de conhecimento daquele que deveria conhecer ou pela desfaçatez dos donos da cena, os senhores do constrangimento.
         Tal liberdade, dizem os projetistas do modelo, é uma quimera especulativa, que não pode existir na prática; contudo se o abuso é inevitável, segue-se que ao menos não seja regulamentado. Isso porque a força da ignorância tende sempre a destruir a liberdade que a legislação federal tende a preservar.
         O que torna um Estado verdadeiramente sério é o fato de as leis serem de tal modo observadas que a vontade geral e o bem coletivo, tombem sempre, harmoniosamente, sobre os mesmos pontos. Mas, quando os que deveriam observar as leis enganam-se em seus julgamentos, tomando um princípio diverso daquele que nasce da natureza da lei? Vê-se a grande Carta debilitada insensivelmente, altera-se os fundamentos do ensino em nome de uma visão semelhante a do cego de Jericó. 
 Fundamentos do Contrato Social

28 de fev. de 2016

Hora-atividade para professores onde pode ser feita?


           A previsão de que, no mínimo, 1/3 (um terço) da jornada docente deve ser destinado às atividades extraclasse, tal como estipulada no § 4º do art. 2º da Lei nº 11.738/2008, contribui, sem dúvida, para o desenvolvimento e consolidação do princípio da valorização do magistério.
            Aliás, conforme já foi assinalado, esse direito já estava previsto também no art. 67, inciso V da LDB, embora, aqui, não houvesse uma proporcionalidade definida: 
Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos Profissionais do magistério, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
V – Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho

            Os membros do Conselho Federal de educação prescrevem: as horas de atividade extraclasse são essenciais para que o trabalho do professor tenha a qualidade necessária e produza resultados benéficos para a aprendizagem dos estudantes. Considerando-se ou não o disposto mais acima, estes momentos incluem o trabalho que o professor realiza fora da escola, normalmente em sua própria residência, incluindo leituras e atualização; pesquisas sobre temas de sua disciplina e temas transversais; elaboração e correção de provas e trabalhos e outras tarefas pedagógicas.
        O professor sempre trabalhou, e muito, em sua própria residência. A composição da jornada de trabalho que considera e remunera este trabalho, reconhece um fato concreto e, com a Lei nº 11.738/2008, melhora o tempo e as condições para que este trabalho seja feito.
          Registre-se que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi alterada pela Lei nº 12.551/2011, sancionada em 15 de dezembro de 2011, que equipara o trabalho realizado no local de trabalho e o realizado na residência do trabalhador, desde que comprovável, inclusive por meios eletrônicos. E o trabalho que o professor realiza em sua casa pode ser facilmente comprovado.
            Vendo o parecer CNE/CEB nº 18/2012 e, mais precisamente sua página 28, fundamentado na lógica, não podemos dizer que os professores só podem estudar e desenvolver as atividades extraclasses no âmbito escolar. É irracional a obrigatoriedade (aqui) de fazer todas as horas atividades na escola.
Fonte: Conselho Nacional de Educação 

25 de fev. de 2016

Comparativo das receitas de 2015 e 2016 do Estado de Mato Grosso

          A receita do Estado de Mato Grosso em 2015 foi de R$ 13.653.061.831 (Treze bilhões, seiscentos e cinquenta e três milhões, sessenta e um mil, oitocentos e trinta e um reais) e em 2016 a receita foi fixada em R$ 16.553.492.816,81 (dezesseis bilhões, quinhentos e cinquenta e três milhões, quatrocentos e noventa e dois mil, oitocentos e dezesseis reais e oitenta e um centavos).
           Isso representa um aumento de 21,24% nos valores da receita para 2016, mas quando descontamos a inflação, que foi de 10,71% segundo o Banco Central do Brasil, temos 10,53% de aumento real com relação a 2015.
Fonte: Governo de MT

23 de fev. de 2016

Doutrina Política: Socialismo - Turma 01 A (Avaliação Final)

1. Segundo os conceitos fundamentais do materialismo, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (V) O princípio da evolução está intimamente ligado ao do materialismo
b) (F) A distinção do ser e da consciência significa a ausência de hierarquia entre tudo o que existe, ou seja, no âmbito do ser.
c) (F) O processo que determina, em primeira instância, as demais esferas da sociedade é o desenvolvimento tecnológico, que se encontra sujeito a uma dinâmica interna.
d) (F) O critério tomado para a hierarquização dos diversos fenômenos é a vida, sendo que para Marx, o fato histórico fundamental não é a presença e continuidade da vida humana.
d) (V)A transformação social, a revolução, tem um foco central e prioritário na atuação de superar contradições emergentes do mundo, ou seja, a tarefa do movimento é dar solução ao plano da produção material.

18 de fev. de 2016

As causas da inflação

Entenda por que os preços sobem
             Inflação é o aumento no nível de preços, que ocorre quando a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período. É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal.
           O aumento no nível dos preços pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) ou uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços).
            Os principais vilões da inflação são: Gestos Públicos, Cartéis, Custos de Produção, Produção em BaixaIndexação e Inércia.

Gastos Públicos


            Veja o que acontece quando o governo gasta mais do que arrecada! Há dois caminhos para os preços aumentarem:

16 de fev. de 2016

Uma mancha em nossa cara

           Estamos formando, felizmente, em nosso país, uma consciência refinada, é certo - que queremos introduzindo o elemento da dignidade humana em nossas vidas, e para a qual a corrupção na coisa pública, apesar de hereditária, é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte. Essa consciência, que está temperando a nossa alma, e há de pôr fim humanizá-la, será resultado do sofrimento de pessoas mais educadas e esclarecidas.
          Não tenho, portanto, medo de que o presente volume não encontre o acolhimento que eu espero por parte de um número bastante considerável de compatriotas meus, a saber: os que sentem a dor do descaso na própria pele e, ainda mais, como parte de uma dor maior - a do Brasil, ultrajado e humilhado; os que têm a altivez de pensar - e a coragem de aceitar as consequências desse pensamento - que a pátria, como a mãe, quando não existe para os filhos mais infelizes, não existe para os mais dignos; aqueles para quem a miséria e a corrupção, degradação sistemática da natureza humana por interesses mercenários e egoístas, se não é infamante para o homem educado e feliz que a inflige, não pode sê-lo para o ente desfigurado e oprimido que a sofre; por fim, os que conhecem as influências sobre o nosso país, e, no presente, o seu custo ruinoso, e preveem os feitos de sua continuação indefinida.

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