28 de fev. de 2016

Hora-atividade para professores onde pode ser feita?


           A previsão de que, no mínimo, 1/3 (um terço) da jornada docente deve ser destinado às atividades extraclasse, tal como estipulada no § 4º do art. 2º da Lei nº 11.738/2008, contribui, sem dúvida, para o desenvolvimento e consolidação do princípio da valorização do magistério.
            Aliás, conforme já foi assinalado, esse direito já estava previsto também no art. 67, inciso V da LDB, embora, aqui, não houvesse uma proporcionalidade definida: 
Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos Profissionais do magistério, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
V – Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho

            Os membros do Conselho Federal de educação prescrevem: as horas de atividade extraclasse são essenciais para que o trabalho do professor tenha a qualidade necessária e produza resultados benéficos para a aprendizagem dos estudantes. Considerando-se ou não o disposto mais acima, estes momentos incluem o trabalho que o professor realiza fora da escola, normalmente em sua própria residência, incluindo leituras e atualização; pesquisas sobre temas de sua disciplina e temas transversais; elaboração e correção de provas e trabalhos e outras tarefas pedagógicas.
        O professor sempre trabalhou, e muito, em sua própria residência. A composição da jornada de trabalho que considera e remunera este trabalho, reconhece um fato concreto e, com a Lei nº 11.738/2008, melhora o tempo e as condições para que este trabalho seja feito.
          Registre-se que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi alterada pela Lei nº 12.551/2011, sancionada em 15 de dezembro de 2011, que equipara o trabalho realizado no local de trabalho e o realizado na residência do trabalhador, desde que comprovável, inclusive por meios eletrônicos. E o trabalho que o professor realiza em sua casa pode ser facilmente comprovado.
            Vendo o parecer CNE/CEB nº 18/2012 e, mais precisamente sua página 28, fundamentado na lógica, não podemos dizer que os professores só podem estudar e desenvolver as atividades extraclasses no âmbito escolar. É irracional a obrigatoriedade (aqui) de fazer todas as horas atividades na escola.
Fonte: Conselho Nacional de Educação 

25 de fev. de 2016

Comparativo das receitas de 2015 e 2016 do Estado de Mato Grosso

          A receita do Estado de Mato Grosso em 2015 foi de R$ 13.653.061.831 (Treze bilhões, seiscentos e cinquenta e três milhões, sessenta e um mil, oitocentos e trinta e um reais) e em 2016 a receita foi fixada em R$ 16.553.492.816,81 (dezesseis bilhões, quinhentos e cinquenta e três milhões, quatrocentos e noventa e dois mil, oitocentos e dezesseis reais e oitenta e um centavos).
           Isso representa um aumento de 21,24% nos valores da receita para 2016, mas quando descontamos a inflação, que foi de 10,71% segundo o Banco Central do Brasil, temos 10,53% de aumento real com relação a 2015.
Fonte: Governo de MT

23 de fev. de 2016

Doutrina Política: Socialismo - Turma 01 A (Avaliação Final)

1. Segundo os conceitos fundamentais do materialismo, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos.
a) (V) O princípio da evolução está intimamente ligado ao do materialismo
b) (F) A distinção do ser e da consciência significa a ausência de hierarquia entre tudo o que existe, ou seja, no âmbito do ser.
c) (F) O processo que determina, em primeira instância, as demais esferas da sociedade é o desenvolvimento tecnológico, que se encontra sujeito a uma dinâmica interna.
d) (F) O critério tomado para a hierarquização dos diversos fenômenos é a vida, sendo que para Marx, o fato histórico fundamental não é a presença e continuidade da vida humana.
d) (V)A transformação social, a revolução, tem um foco central e prioritário na atuação de superar contradições emergentes do mundo, ou seja, a tarefa do movimento é dar solução ao plano da produção material.

18 de fev. de 2016

As causas da inflação

Entenda por que os preços sobem
             Inflação é o aumento no nível de preços, que ocorre quando a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período. É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal.
           O aumento no nível dos preços pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) ou uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços).
            Os principais vilões da inflação são: Gestos Públicos, Cartéis, Custos de Produção, Produção em BaixaIndexação e Inércia.

Gastos Públicos


            Veja o que acontece quando o governo gasta mais do que arrecada! Há dois caminhos para os preços aumentarem:

16 de fev. de 2016

Uma mancha em nossa cara

           Estamos formando, felizmente, em nosso país, uma consciência refinada, é certo - que queremos introduzindo o elemento da dignidade humana em nossas vidas, e para a qual a corrupção na coisa pública, apesar de hereditária, é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte. Essa consciência, que está temperando a nossa alma, e há de pôr fim humanizá-la, será resultado do sofrimento de pessoas mais educadas e esclarecidas.
          Não tenho, portanto, medo de que o presente volume não encontre o acolhimento que eu espero por parte de um número bastante considerável de compatriotas meus, a saber: os que sentem a dor do descaso na própria pele e, ainda mais, como parte de uma dor maior - a do Brasil, ultrajado e humilhado; os que têm a altivez de pensar - e a coragem de aceitar as consequências desse pensamento - que a pátria, como a mãe, quando não existe para os filhos mais infelizes, não existe para os mais dignos; aqueles para quem a miséria e a corrupção, degradação sistemática da natureza humana por interesses mercenários e egoístas, se não é infamante para o homem educado e feliz que a inflige, não pode sê-lo para o ente desfigurado e oprimido que a sofre; por fim, os que conhecem as influências sobre o nosso país, e, no presente, o seu custo ruinoso, e preveem os feitos de sua continuação indefinida.

15 de fev. de 2016

Dívida do Brasil e PIB

O Brasil aumentou, em 2015, 250 bilhões e 879 milhões de reais. A dívida que era de 1.885,009 bilhões de reais (33,0% do PIB), no ano anterior, passou para 2.135,888 bilhões reais (36,0%) no último mês de 2015. O percentual em relação ao PIB (produto interno bruto do país) aumentou 3%. Já a dívida bruta do País é de 3.927,523 bilhões (66,2% do PIB).  
            A dívida externa é de 262 bilhões e 411 milhões de reais (4,4% do PIB).
             O PIB do País, que aumentou 225,452 bilhões de janeiro para dezembro, ficou em 5.929,748 bilhões de Reais (12/2015). As reservas em moeda internacional somavam 372,232 bilhões de dólares em 12/02/2016. A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 10,71% (IPCA) e a meta do Governo para 2016 é de 4,50 ±2 p.p. A taxa de juros Selic ficou em 14,25% ao ano.
            Apesar do PIB ter aumentado no período, o País teve uma retração, devido ao aumento da inflação, e os economistas projetaram algo em torno de 3,0% de queda no PIB.
Fonte: Banco Central do Brasil 

Possibilidade do conhecimento sociológico


                [...] Em face do mundo considerado familiar, governado por rotinas capazes de reconfirmar crenças, a sociologia pode surgir como alguém estranho, irritante e intrometido. Por colocar em questão aquilo que é considerado inquestionável, tido como dado, ela tem o potencial de abalar as confortáveis certezas da vida, fazendo perguntas que ninguém que se lembrar de fazer e cuja a simples menção provoca ressentimentos naqueles que detêm interesses estabelecidos [...]
            Há quem se sinta humilhado ou ressentido se algo que domina e de que se orgulha é desvalorizado porque foi contestado. Por mais compreensível, porém, que seja o ressentimento assim gerado, a desfamiliarização pode ter benefícios evidentes. Pode abrir novas e insuspeitáveis possibilidades de conviver com mais consciência de se, mais compreensão do que nos cerca em termos de um eu completo, de seu conhecimento social e talvez com mais liberdade e controle.

Os movimentos sociais no Brasil

             Há registros de movimentos sociais no Brasil desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demonstram que os que viviam e os que vivem no Brasil nunca foram passivos e sempre procuraram, de uma ou de outra forma, lutar em defesa de suas ideias e interesses.

Lutas no período colonial


                Durante o período colonial (1500-1822), os movimentos sociais mais significativos foram os dos indígenas e os dos africanos escravizados. Além disso, ocorreram vários movimentos políticos, dois deles pela independência do Brasil.
            Os povos indígenas lutaram do século XVI ao século XVIII para não ser escravizados e para manter suas terras e seu modo de vida. Os escravos africanos também não ficaram passivos diante das condições em que viviam. A principal forma de resistência eram as revoltas localizadas e a formação de quilombos, que existiram do século XVII até o fim da escravidão.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...