31 de ago. de 2015

Indicadores econômicos do Brasil

A dívida bruta do governo geral do Brasil, no período de agosto de 2014 a julho de 2015, passou de 3 trilhões, 034 bilhões e 680 milhões para 3 trilhões, 684 bilhões e 851 milhões de reais. Um aumento de 21,43% no período de um ano e mesmo descontando a inflação do período, que foi de 9,56%, temos um aumento de 11,87% na dívida bruta. Em relação ao PIB a dívida bruto passou de 56,2% para 64,6%.  
A Dívida líquida do governo geral do Brasil, nesse mesmo período, era de 1 trilhões, 838 bilhões e 333 milhões, foi para 2 trilhões, 043 bilhões e 299 milhões de reais. Um aumento de 11,15% no período de um ano e descontando a inflação, que foi de 9,56%, temos aumento de 1,59% na dívida líquida. Com relação ao PIB foi de 34% pra 35,8%. 
O PIB passou de 5 trilhões, 401 bilhões e 127 milhões para 5 trilhões, 704 bilhões e 781 milhões de reais. Sem descontar a inflação o Brasil teve um crescimento, aproximadamente 5,63% no PIB, mas quando descontamos a inflação temos -1,9%, nos 7 primeiros meses de 2015.
Fonte: Banco Central do Brasil (Chico de Oliveira

25 de ago. de 2015

Rousseau: Religião e o bem público

----Você faz parte de uma religião toda espiritual, preocupada unicamente com as coisas do Céu. A pátria do religioso não é desse mundo. É certo que você cumpre seu dever, mas cumpre com uma profunda indiferença no que concerne ao bom ou mau êxito das coisas públicas. Uma vez que nada se lhe tenha a reprovar, a você pouco importa ir as coisa bem ou mal aqui em baixo. A anta política mal deseja falar da felicidade pública; esse orgulha-se da falta de justiça de seu país, quando o Estado perece ele abençoa a mão de Deus que se abate sobre o povo.
----A caridade que você faz parte não permite que se fale mal do próximo. Desde que tal indivíduo, graças a força divina, haja encontrado um jeito de se impor e apoderar-se de uma parte da autoridade pública, ei-lo revestido de dignidade: Deus deseja que se o respeite. Em breve torna-se um poder: Deus quer que se lhe obedeça. O depositário desse poder talvez abuse dele: e isto é a vara de Deus que abusa do seus próprios filhos.
----Os mais sábios aconselha lutar contra o usurpador, mas faz-se preciso perturbar a tranquilidade pública e, isso não se harmoniza com a cultura dos religiosos. Finalmente, que importa ser escravo ou livre nesse mudo de miséria? O essencial é atingir o paraíso, e a conivência não é se não um meio de chegar a ele.

24 de ago. de 2015

O argumento central de Karl Marx

“A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta”. Karl Marx e Friedrich Engels (Manifesto do Partido Comunista).
            A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu a oposição de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão, novas configurações de luta, no lugar das antigas. A nossa época, a época da burguesia, distingue-se, contudo, por ter simplificado as oposições de classes. A sociedade toda cinde-se cada vez mais, em dois grandes grupos inimigos, em duas grandes classes que cada vez mais se enfrentam: burguesia e proletariado.

22 de ago. de 2015

O desinteresse do corpo vulgo

----Aqui a coisa pública deixou de ser a principal preocupação dos cidadãos, os quais servem a União apenas com os bolsos e delegaram a tarefa de pensar a vontade particular, Já encontramos o interesse coletivo próximo da ruína.
----Alguns sabem que é preciso pensar o País, mas não existem cabeças para isso e se existem o corpo vulgar não que pô-las sobre os ombros. Eles nomeiam deputados sem cabeças, fundamentados nos valores das campanhas eleitorais. É a força do dinheiro e a preguiça, eles dispõem de representantes para roubarem e venderem a pátria.

----É a confusão do lucro com ociosidade, é o ávido interesse do ganho, é a lassidão e o amor das comodidades sem esforço algum do corpo vulgo. Em estados verdadeiramente livres, os cidadãos tudo fazem, longe de se isentarem de pensar a coisa pública, faz-se questão de pensar e chegar em uma vontade soberana.

----Tão logo diga alguém, referindo-se aos interesses do Estado, que me importo? Pode te a certeza que esse contribui para a ruína da coisa pública.
Chico de Oliveira

21 de ago. de 2015

Max Weber e os Tipos Ideais.

 Em sua obra inacabada, Economia e Sociedade, Max Weber (1864-1920) fez uma tentativa de descrever o funcionamento da sociedade, bem como um método pelo qual uma nova disciplina, a Sociologia, poderia avançar. Um dos métodos de estudo de Weber era o uso de noções abstratas como os “tipos ideais”.
Semelhante a uma caricatura, um tipo ideal exagerava as principais características e reduzia as menos importantes, visando esboçar a verdade subjacente. Essa abordagem era chave para o método de Weber, permitindo-lhe entender as partes complexas da sociedade por uma versão simplificada.
papel do sociólogo, em seu entendimento, seria construir e analisar os tipos ideais baseado na observação da realidade. Isso contrastava com Karl Marx, que tentava deduzir o funcionamento da sociedade capitalista em sua lógica interna, ou “lei de movimento”, em vez da observação direta.
sociedade, argumentava Weber, somente poderia ser entendida baseando-se em suas partes constitutivas, em primeira instância, os indivíduos. Estes agiam, coletivamente, de maneira complexa, mas poderiam ser entendidos pelo sociólogo.

19 de ago. de 2015

Indicadores econômicos do Brasil.

Émile Durkheim: Fato Social

Fatos sociais são comuns a todos os indivíduos em uma determinada sociedade, pois todas as pessoas tem um modo, um jeito de interagir, é como existir duas pessoas em uma só e os fatos sociais exercem um certo poder de obrigação sobre a sociedade, pois a sociedade é quem forma o homem.
Nos estudos do sociólogo francês Émile Durkheim (1558-1917), a sociedade possui o poder de influenciar os indivíduos, em outras palavras a sociedade prevalece sobre as pessoas. A sociedade possui por atribuição conjuntos de normas e regras que segundo Durkheim influência o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas. Dessa forma para o sociólogo francês, na vida em sociedade o homem defronta com regras e condutas sociais que não foram diretamente criadas por eles, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguido e aceito por todos. Para Durkheim o meio social é feito e desenvolvido por normas sociais chamados Fatos Sociais, que sem essas regras e valores a sociedade não existiria.
Para Durkheim as leis são um bom exemplo de fatos sociais. Pois em toda e qualquer sociedade existem leis que visam organizar a vida no meio social. Dessa forma o indivíduo isolado não cria regras nem pode individualmente modificá-las. As leis vistas como Fatos Sócias são transmitidas para as gerações seguintes, na forma de Normas Culturais, Códigos, decretos Constituições etc. Os indivíduos quando fazendo parte de uma sociedade deve aceitar suas regras, sob a pena de sofrer o castigo por violá-las.

 Émile Durkheim e o fato social

Os Fatos Sócias no meio social possuem algumas características básicas que permitiu sua identificação na realidade:

16 de ago. de 2015

POLÍTICA, PODER E ESTADO

CIÊNCIA POLÍTICA
            Quando você pensa em política, o que vem a sua cabeça? Provavelmente algo relacionado ao governo, as pessoas que administram a sociedade, o estado ou o país. Você talvez pense nas eleições, nos candidatos ou no voto. E pode ter uma opinião desfavorável sobre política: muita gente quando ouve falar em política, logo pensa em corrupção.
            Mas você já pensou em quantas coisas boas foram conseguidas na sua vida por lutas políticas? Por exemplo, hoje você pode postar na internet uma frase como “Odeio todos os políticos, ou o governo é corrupto”. No Brasil a menos de 30 anos, quem criticasse o governo desse jeito poderia ser preso, torturado e até morto. Isso só deixo de ser assim graças a um movimento político forte que mudou a forma de o país ser governado. E quem acha que outros problemas graves do Brasil podem ser resolvidos sem política está seriamente iludido.

13 de ago. de 2015

O Capitalismo (Ernest Mandel)

O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso direto aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta.
O capitalismo não existe em lugar nenhum em estado puro. Ao lado dessas duas classes fundamentais vivem outras classes sociais. Nos países capitalistas industrializados, encontra-se a classe dos proprietários individuais de meios de produção e troca, que não exploram ou quase, mão-de-obra: pequenos artesãos, pequenos camponeses, pequenos comerciantes. Nos países do Terceiro Mundo, encontramos muitas vezes ainda proprietários fundiários semifeudais, cujos rendimentos não provém da compra da força de trabalho, mas de formas mais primitivas de apropriação do sobre trabalho, como a corveia ou a renda em espécie. Trata-se aí, porém, de classes que representam resquícios das sociedades pré-capitalistas, e não classes típicas do próprio capitalismo.

12 de ago. de 2015

As implicações do não pensar

        A Política crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico do entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Baseando-se nessa ideia, o cidadão não pode ser um mero transmissor de poderes há políticos em épocas de eleições, ele precisa fazer mais.
        O cidadão precisa ter em mente que o poder delegado através de seu voto, pode interferir negativa ou positivamente na vida do povo e, aliás na deste eleitor também.
        Um cidadão consciente é capaz de pensar e constatar que o mau voto gera corrupção no setor público, péssima qualidade da educação, insegurança, mau atendimento no sistema de saúde, impunidade etc.
       A política não crítica, implicante do pensar errado ou do não pensar, elegeu gente como os envolvidos no Petrolão, corrupção que assola o País e produz miséria nacional.  
Chico de Oliveira

11 de ago. de 2015

Você tem fome de que?

       A produção de grãos em Mato Grosso deve chegar a 51,7 milhões de toneladas este ano. No país, a estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 209,0 milhões de toneladas.
Mato Grosso tem uma população de 3,224 milhões de habitantes e se dividimos a produção de grão pelo nº de pessoas do Estado: 51,7/ 3,224357 = 16,3 toneladas/ano por pessoas. Isso nos fornecem 44 Kg de grão por dia.  
Já os habitantes do Brasil, que são 204,654 milhões, têm 1,021 toneladas/ano de grão. Isso é só grãos.
Agora quantos Kg de grãos você consome por mês? De que mesmo você tem fome? 

Infrator do pacto Social (Rousseau)

---- Quando alguém ataca o direito social, torna-se, por seus ilícitos, criminoso e traidor da pátria; perde seus direitos políticos ao atentar contra o código penal, e chega mesmo a declarar-lhe guerra. A conservação dos membros honestos do Estado passa a ser incompatível com os atos do criminoso; faz-se preciso que um dos dois pereça, e quando condena o culpado, se o faz na qualidade de cidadão e não na de inimigo.
---- Em estados bem governados, existem poucas punições, não porque há impunidade, mas pelo fato da escassez de criminosos.
---- Precisamos adotar uma cultura que diminua o valor dos infratores do pacto social e que nossos jovens, principalmente os de família de baixa renda, visualizem modelos mais adequados de vida.
---- O meio social brasileiro tem problemas, sendo muito fácil encontrar pessoas com a cabeça raspada por dentro, seres com reflexos condicionados que não pensam, respondem a estímulos; não raciocinam, têm impulsos. O que dizem não faz sentido, o que fazem é irracional.
Chico de Oliveira

O QUE É POLÍTICA?

Muitas vezes achamos que não cabe a nós a responsabilidade pelo que acontece em nosso bairro, na cidade, no país. Afinal, o que podemos fazer? Não somos políticos; é a tais homens, eleitos pelo povo, que compete resolver os problemas. Em nenhum momento nos perguntamos: se nós tivéssemos reunido com outras pessoas para discutir os problemas que nos afetam, se nós tivéssemos rebelado de alguma forma, esses fatos estariam acontecendo? Como interferir? Como atuar para mudar essa realidade tão dura? Essas questões envolvem outra, mais ampla: o que é política?
Na vida diária, as pessoas se referem à política como a ação do Estado e da organização institucional. Assim, o termo é utilizado para descrever a atividade parlamentar de um determinado político eleito, a ação dos partidos políticos por ocasião de campanhas eleitorais ou, ainda, para se referir ao ato de votar e escolher representantes que exercerão mandato e decidirão em nome dos eleitores. A política apresenta-se como arte de governar.

10 de ago. de 2015

Divida líquida e bruta do governo geral do Brasil 2015


A Vontade Geral

“vontade geral” de Rousseau não é idêntica à vontade da maioria ou até à da totalidade dos cidadãos.
Rousseau entende a “vontade geral” como a vontade do corpo político que se assume arbitrariamente como intérprete da vontade do povo, na medida em que Rousseau considera a sociedade civil como uma pessoa e com atributos de uma personalidade ― tal como Hobbes ― que inclui o atributo da vontade. Segundo Rousseau, a sociedade civil não é (ou não deve ser) um conjunto de indivíduos organizados, mas antes uma pessoa coletiva.
Segundo Rousseau, o que interfere com a expressão da “vontade geral” é a existência de “associações subordinadas” ― ou seja, comunidades da sociedade civil ― dentro do Estado. Segundo Rousseau, cada uma delas quer ter a sua vontade geral, que pode ser oposta à da comunidade como um Todo. Escreve Rousseau:
               
»Pode dizer-se não que há tantos pareceres como homens, mas tantos como associações. (…) é, portanto, essencial, se a vontade geral pode exprimir-se, que não haja sociedades parciais dentro do Estado, e cada cidadão pense apenas por si; tal é o sublime e único sistema estabelecido pelo grande Licurgo«.

O QUE É CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO (J. Schemes)

O desenvolvimento do conceito de cultura é importante para a compreensão do paradoxo da enorme diversidade cultural da espécie humana. O dilema da espécie está entre sua unidade biológica e sua diversidade cultural.
“A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados”. (Confúcio, séc. IV a.C.)
Monogenismo: Doutrina antropológica segundo a qual todas as raças humanas procedem de um tipo primitivo único.
Montaigne (1533-1572) - “ Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”.

1. Determinismo biológico:

“Para a antropologia, as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais”.
As diferenças genéticas hereditárias não constituem um fator de importância primordial entre as causas das diferenças culturais e civilizatórias dos diversos povos ou grupos étnicos. É a história cultural de cada grupo que explica essas diferenças.
Não é a racionalidade biológica (determinismo biológico) que determina as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mas a cultura. O comportamento é o resultado de aprendizado, o processo de endoculturação. Comportamentos diferentes são o resultado de educação diferenciada.

8 de ago. de 2015

Dados econômicos do Brasil

---- O Brasil passou a vender dólares e no mês de Julho, do dia 01 ao dia 31 desse mês, o país vendeu apenas 752 milhões de suas reservas.
---- No entanto, do dia 31 de julho ao dia 6 de agosto de 2015, o Brasil vendeu 846 milhões de dólares, mais que todo mês de julho.
---- As reservas em dólares do Brasil somam 369 bilhões e 906 milhões.
---- A inflação apontada pelo banco central é de 9,56% nos últimos 12 meses e a Taxa de Juros Selic 14,25% (reunião do Copom: 28/07).
---- O país tem 1trilhão e 302 bilhões e 69 milhões de reais em caixa, isso é a quantidade de dinheiro em moeda estrangeira que o Brasil possui.

7 de ago. de 2015

ORIGEM DA SOCIEDADE

A Vida em sociedade traz evidentes benefícios aos humanos. Mas, em contraposição limita a liberdade e cria obrigações para seus membros.  
Por que o homem continua em sociedade? Porque há uma coação irresistível, ou isso faz parte da própria natureza do homem?
Duas facções de pensamento:
a)      Os que acham que é natural do homem;
b)     Os que acham que é um ato de escolha.
A “Sociedade” vem a ser toda forma de coordenação das atividades humanas objetivando um determinado fim e regulada por um conjunto de normas.
A normatividade é um elemento importante para diferenciar a sociedade de determinados grupos que, embora consagrem uma forma de convivência humana, não são tidos em geral por sociedades. Sociedade necessita de normas explícitas e conscientes.

SOCIEDADE NATURAL 

Antecedente mais remoto de que o homem é um ser social vem de Aristóteles (séc. IV a.c.).

6 de ago. de 2015

Pobreza

A parte mais preocupante da pobreza é a falta de atitude de mudança, gerada pela cultura de massa e adotada pelo homem vulgar. A sociedade que sofre com o flagelo da pobreza, em geral, tende a se habituar sempre com o mínimo possível para a sobrevivência. Esse mínimo também se relaciona com o saber, ou seja, na cultura de massa as pessoas devem saber o mínimo para sobreviver. 

Desigualdade Social e preguiçoso intelectual.

A educação escolar é um fenômeno que exige empenho dos estudantes e aqueles mais dispostos a aprender promovem um maior equilíbrio no meio social.
           A desigualdade social é afetada pela capacidade de aprender de uma população e o valor que as pessoas atribuem ao ensino é determinante neste processo.
  Pessoas com pouco desenvolvimento intelectual não entendem a desigualdade social e, consequentemente, não sabem como alterar essa situação.
            Em uma sociedade a educação escolar afeta diretamente a desigualdade social, reflete na qualidade de vida da população, no cuidado com o ambiente e na escolha dos governantes.

A desigualdade social junto às suas consequências, funciona como um tipo de ciclo onde um fenômeno gera ou agrava o outro, fazendo assim com que sociedades sofram por omissão do Estado ou de quem detém a maior parte dos recursos.
Chico de Oliveira

2 de ago. de 2015

Qual é o seu lado

Um elétron está roubado dois prótons e a situação é de injustiça. De que lado estão os nêutrons? Hora do lado do ladrão. A omissão é também um partidarismo e faz você apoiar as injustiças.
Chico de Oliveira

A difícil tarefa de criticar

“Criticar é fácil, difícil é fazer!” Essa frase é muito utilizada como sendo completamente verdade, quando não o é. Por outro lado não presenciamos frases do tipo "elogiar é fácil, difícil é fazer uma crítica".
Fazer, dependendo do que seja, pode ser realmente difícil, mas criticar também não é nada fácil. Elogiar já é bem fácil, pois não é necessário conhecimento de causa e nem cria desconforto.
Primeiramente, é necessário deixar claro do que estamos tratando, no caso, o que seria uma “critica”? A palavra crítica é de origem grega e que vem de Kritikos. Esta refere-se a alguém que está "apto a fazer um julgamento”.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...