29 de mai. de 2009

Crise social!

Por Chico de Oliveira

A lógica é simples, não precisa ser muito inteligente para entender. O nome do jogo é “informação”. E não é só “informação”, é saber usar informação para melhorar a sociedade. É preciso crescer. E é preciso que o ritmo de crescimento cresça também. E até o ritmo do crescimento tem que crescer mais este ano do que cresceu ano passado. E assim melhora-se os indicadores sociais e o pais.
É preciso uma crise para nos darmos conta de que isso tudo é insustentável. De que estamos agindo de modo irracional. De que não lemos o suficiente para transformar isso em um mundo melhor, e não reconhecemos os erros que cometemos, e não fazemos nada para acabar com as injustiças, e não pensamos em ajudar a viabilizar um país melhor.
E aí nos damos conta de que deixamos de valorizar o certo, a coragem, a honestidade. Só damos valor para o número frio da linha de baixo da equação. Quanto? Quanto vou ganhar com isso? Quando algo de ruim acontece nos damos conta de nossa situação política, mas quantos de nós não trocamos nossos votos por favores em épocas eleições? Qual é nossa responsabilidade política nessa crise ética que assola o Congresso Nacional?
É terrível você saber que contribuiu para esse cenário de crise social em nosso país, doentes em hospitais públicos atendidos em péssimas condições, crianças em escolas públicas sem aprender nada, violência urbana acima do normal e, nós continuamos de braços cruzados sem fazer nada, ou melhor indicamos os mesmos picaretas para chefiarem o estado. É lamentável.

28 de mai. de 2009

O que é nepotismo?

Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.
Em 18 de outubro de 2005, o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução nº 07, banindo definitivamente as práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. A norma especifica os casos em que o favorecimento de parentes na nomeação para cargos de provimento em comissão ou função gratificada representam nepotismo, salvaguardando situações nas quais o exercício de cargos públicos por servidores em situação de parentesco não viola a impessoalidade administrativa, seja pela realização de concurso público, seja pela configuração temporal das nomeações dos servidores.
O nepotismo está estreitamente vinculado a estrutura de poder dos cargos e funções da administração e se configura quando, de qualquer forma, a nomeação do servidor ocorre por influência de autoridades ou agentes públicos ligados a esse servidor por laços de parentesco. Situações de nepotismo só ocorrem, todavia, quando as características do cargo ou função ocupada habilitam o agente a exercer influência na contratação ou nomeação de um servidor. Dessa forma, na nomeação de servidores para o exercício de cargos ou funções públicas, a mera possibilidade de exercício dessa influência basta para a configuração do vício e para configuração do nepotismo.
A posterior edição de Enunciados Administrativos e a consolidação de interpretações realizadas pelo Plenário do Conselho também compõem o conjunto normativo que dispõe sobre o nepotismo no Conselho Nacional de Justiça. O nepotismo cruzado, o nepotismo entre Poderes da República e aquele realizado por via da requisição de servidores são formas sutis de identificação da utilização de cargos públicos para manifestações de patrimonialismo e privatização do espaço público.
Após três anos da edição da Resolução nº 07, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 12, consolidou o entendimento de que a proibição do nepotismo é exigência constitucional, vedada em todos os Poderes da República (STF, Súmula Vinculante nº 13, 29 de agosto de 2008).

25 de mai. de 2009

Aqui mando eu

Por: Zeca do Cachão

Tem uma história bem trágica e engraçada. Considero apenas trágica porque é a história real que eu vivo. Caí num emprego cheio de sonhos e perspectivas até que, no primeiro dia, descobri um pequeno detalhe que não me havia sido dito em nenhum momento do processo de contratação: que alguns chefes seriam menos competentes que os subordinados. Sim, o sujeito que passa em concurso terá um chefe que ganha mais que ele, mas sabe manos. E eu não entendo porque as escolas não dizem que não estude muito garoto, para não ser subordinado. É uma situação surreal. Por tudo que isso tem de antiprofissional. E também pela omissão dos profissionais da educação, que não me deu a chance, em tempo hábil, de perceber : ''que precisamos de diplomas, mas não precisamos saber o que o curso indica que sabemos''.

Talvez o modelo educacional tenha vergonha de casos como esse, que de fato esta longe de ser o único no país. Pelo menos uma vergonha para as pessoas esclarecidas, de esclarecer isso para a população. Aqui é natural: se você tem poder, você não tem que obedecer regras, nem mesmo as do bom-senso, nem mesmo as normas corporativas mais básicas e universais. O gestores públicos, entre inoperantes e coniventes, como é comum acontecer em repartições públicas, assiste a tudo fingindo não ver, não saber. A alma do público se expressa voluntariosamente pelas mãos do meu chefe e de outros que trazem suas ideologias para ser aplicadas no órgão "Às favas com esse papo de governança! Aqui mando eu."

Fonte: Exame



22 de mai. de 2009

O Desvio Padrão da SECITEC

Por: Chico de oliveira

Chikó, colaborador desse blog, nunca vai receber prêmio algum. Ao se referir à tal secretaria, faz o discurso contrário ao do governo. Não! Não haverá problemas para a educação, afirma os governistas, Chikó: laboratório sem verbas para manutenção, área de ciências sem especialistas que possam assessorar as unidades de ensino, se bem se lembram, o secreta (escondido gestor chefe dessa secretaria), apareceu aqui apenas um vez. E mandou ver: “A secretaria está preocupada com qualificação, no entanto deveria dizer nós estamos preocupado com indicação, pois temos muitos pseudo-educadores de qualificação duvidosa para empregarmos.
Pronto! Está identificado mais um inimigo da Secretaria: a informação. Segundo os que chefiam o orgão, inimigo mesmo é o conhecimento. Como se nota, todos os empossados em cargos de natureza especial vetam a divulgação de como é o funcionamento da unidade o que, segundo eles, saber como ela funciona é próprio dos sabotadores.
É impressionante a similaridade que essas escolas tem com os piores momentos da ditadura militar. Daqui a pouco, eles vão dizer ame-as ou deixe-as (slogan usado pela propaganda da ditadura, onde os meios de comunicação e as atividades culturais eram vigiados pelo poder). Eles já estão acusando Chikó de ser contra a “índole pacífica e ordeira de nossos alunos”. Mas “eles” já estão empenhados em dar um jeito no “desvio padrão” (Chikó).


Licitação sobre suspeita paralisa MT-vest.

Por: Valéria Cristina Carvalo

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) apresentou ontem a defesa no recurso impetrado pelo Ministério Público de Contas que culminou na suspensão de todos os pagamentos do contrato do programa MT Pré-vestibular com a E-Cuiabá Soluções para Internet Ltda. O processo, no entanto, só deve ser julgado na semana que vem, enquanto isso, continua tudo paralisado na ação do governo do Estado que prevê a realização de cursinhos preparatórios aos vestibulares de universidades públicas.
A decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que suspendeu os pagamentos e determinou o afastamento do servidor Eder Renato Pinto, assessor da SAD, está valendo desde o final do mês de abril. O secretário de Estado de Administração, Geraldo De Vitto, frisa que o governo está cumprindo as determinações, mas lamenta o fato porque os grandes prejudicados são os estudantes que almejam uma vaga nas faculdades públicas. Segundo ele, tudo não passa de um grande equívoco e a defesa apresentada vai provar isso.
De Vitto frisa que quem elaborou o processo licitatório para o pregão foi a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, já que é essa pasta que comanda o MT Pré-Vestibular. A SAD apenas verifica a existência de conflitos, eventuais direcionamentos e dá continuidade ao processo, caso tudo esteja certo. O secretário afirma que por isso mesmo não há como alegar que um assessor da SAD, por ser irmão do dono da E-Cuiabá, teria favorecido o parente. Primeiro porque a elaboração partiu da SECITEC, segundo porque o servidor da SAD não trabalha na área de licitação e nem tem poder de decisão.

Fonte: Megadebate

21 de mai. de 2009

Educador da SECITEC, se olha no espelho e enxerga um politiqueiro.

Por Chico de Oliveira

Os alunos estranharam. Sabiam que algo de muito estranho ocorrera com o modelo educacional do Secretário. Mas não conseguiram entender o mistério. E nada fazem.

Esse modelo faz mais de anos que exibe um comportamento esquisito. Todos fazem manifestações, UNEMAT, SEDUC e prefeitura de Sinop sai as ruas, no entanto, SECITEC bajula governo, foi à jugular de Maggi, o maior agricultor produtor de soja do Brasil e admirados pelos gestores da escola sem conselho.

Deve-se o abandono do artigo 3º da LDB a possibilidade de indicar os de qualificação duvidosa para trabalhar na educação. Deu-se o seguinte.

Num desses dias quente de Cuiabá, o PR acordou dizendo. O sistema educacional deve ser igual a administração cubana, ditadura militar ou algo parecido. Deve ter um período de transição de 1000 anos para o bem dos partidários do governo.

A imagem refletida de educação para a gente do governo não a mesma. Ela, rosto escanhoado que não deve assustar os gestores e o governo, deve manter o povo na ignorância.

– Quem é você?

– Eu sou a educação do pobre.

Lero vai, lero vem e o povo não deve ser esclarecido para não frustrar os sonho de poder dos partidários do governo.

– O que você está fazendo aqui?

    • Mantendo o povo na ignorância e no seu devido lugar.

    • Como assim?

    • Nego informações valiosa para a democratização do modelo.

Meio tonto, os educadores seguem em frente. Rendem-se integralmente à inoperância do sistema que percebem, mas não fazem nada.

Chikó você não se parece comigo. Tem língua presa, é feio, veste-se mal e é ignorante.


18 de mai. de 2009

Órgão de Acompanhamento Administrativo

Por Chicode Oliveira

O governo esta levando uma tese a sério, a de que qualquer apuração agride os interesses nacionais e simplesmente vai ordenar o fim de todos os organismos encarregados de acompanhar a gestão pública: das agências reguladoras ao TCU.

Se houver alguma grossa falcatrua na instituição, é até possível que isso seja feito para o bem do povo. Mas me digam: esse povo analfabeto intende lá o que é safadeza? Qual é a alternativa? Deixar que a sacanagem corra solta para não gerar, então, contratempos? A ser assim, chegamos, finalmente, à entronização da malandragem como método de governança.
Vamos aderir à democracia cubana, norte-coreana ou, vá lá, chinesa... Se o governo faz, então, certamente, é para o nosso bem. Não fica bom assim?
Agora Reinaldo Azevedo apelo, ele disse que o órgão de decisão colegiado da SECITE/Sinop foi extinto para o bem do Povo. Eu acho que é para o bem dos picaretas.

Qual é o maior problema do Brasil?

Por Chico de Oliveira

Todo Problema de uma nação é uma consequência administrativa ou fruto de políticas equivocadas tomadas por políticos incompetentes certo? Errado, segundo a ONU, que avaliou as maiores preocupações da sociedade brasileira, os políticos e a gestão governamental são problemas irrelevante para a população brasileira. Outro dado interessante é o meio ambiente, poucos são os que acham relevante o problema de poluidores e da degradação das florestas no Brasil. Isso é consequência do problema apontado na pesquisa como o maior do Brasil “educação”. Um povo sem educação ou com educação de péssima qualidade nem sabe quais são os seus problemas.

Fonte: Época

14 de mai. de 2009

A importância de se organizar

Quando o povo se une, com certeza tem mais força e condições de reivindicar melhores condições de trabalho, educacional e social junto aos diversos governos. Quando cada um luta de maneira individual é muito difícil chegar a algum lugar. Também não se pode esperar tudo de um líder, que aponte soluções para todos, a população precisa se dar conta da sua parcela de responsabilidade na questão social e do fracasso educacional de nossas crianças.
A história nos aponta momentos decisivo para o país. como a participação popular, as diretas já e os caras pintadas foram fundamentais no processo políticos brasileiro. Sem as diretas o Brasil teria demorado mais a chegar ao atual nível de democracia que se encontra e os caras pintadas foram fundamentais no impeachment de Collor.
É evidente que a pressão popular tem um peso muito grande no rumo do país e já influenciou o futuro deste. Infelizmente a maior parte dos educadores não se deu conta dessa força, movimento de protesto contra a moralização do estado não são bem visto, já que a população não é informada ou não deixam os profissionais da educação falarem a verdade em relação a alguns instâncias de poder no Estado. O caso de Secretarias de Ciências e Tecnologia Estadualais que não tem assessores técnicos na área de ciências naturais é uma piada, mas será que a população sabe disso? A falta de atendimento médico de qualidade no Brasil é outro fator relevante, mas porque a população não se manifesta a respeito disso?
As escolas precisam entender que cada cidadão tem uma importância fundamental e pode cobrar posições éticas e dignas dos agentes do governo... só precisa ter consciência disso. Para tanto é fundamental um sistema educacional livre e isento de interferência partidária, da escolha dos gestores escolares baseado no mérito e na formação de pessoas intelectualmente engajadas e ativas. Estes devem ser os fundamentos de uma sociedade amadurecida e não os que guiam algumas secretarias de ciências e tecnologias Brasil a fora.

Autor: Chico de Oliveira

8 de mai. de 2009

Rezar Não Resolve?

Por Chico de Oliveira

Todos sabiam que a família Mânica era mais rica e mais poderosa que qualquer outra de Unaí. E conseguira incorporar-se à tribo dos condenados à eterna impunidade, sabiam em 2003 quase todos os habitantes. Só pareciam ignorar quem mandava no lugar três fiscais do Ministério do Trabalho ─ Nelson José da Silva, João Baptista Lages e Erastótenes de Almeida Gonçalves ─ e o servidor federal Ailton Pereira de Oliveira, motorista do carro usado para as inspeções. Por acreditarem que todos são iguais perante a lei, passaram a multar regularmente grandes fazendeiros. Por entenderem que alguns são mais iguais que os outros, os punidos condenaram à morte os homens da lei.
Em 28 de janeiro de 2004, os três fiscais e o motorista foram assassinados a tiros numa estrada de terra. Capturados pela Polícia Federal em 27 de julho, integrantes do grupo de extermínio revelaram que haviam agido a mando de proprietários rurais liderados por Norberto Mânica, o “Rei do Feijão”, e Antério Mânica, já em campanha para incorporar a prefeitura ao patrimônio da família.
Apoiado por uma coligação que juntou o PSDB ao PT, pelo governador Aécio Neves e pelo vice-presidente José Alencar, Antério já era o prefeito eleito (com 72% dos votos) ao sair da cadeia em novembro. Ficara mais popular durante a temporada na gaiola, reeleito em outubro passado, já avisou que quer ser deputado.
Esse é o mundo que os educadores vão para as escolas rezarem em vez de irem apontar caminhos e soluções para os problemas do País. Muitos desses profissionais da educação nem tomaram conhecimento do fato e, tão pouco ligando quem são os representantes do povo, ignorante por falta de um modelo educacional comprometido como a política social desse país. É lamentável, mas é verdade.

7 de mai. de 2009

Modelo Educacional

Por Chico de Oliveira

“É uma bobagem ser contra o modelo. É absurdo afirmar que ‘as escolas são incorretas’. O único jeito de mudar a situação do país é entrar nas escolas e trabalhar para que elas sejam como você quer que eles sejam.”
“Culpar os políticos e o modelo por tudo é muito fácil. Qualquer um pode ficar num canto apontando o dedo.”
“O problema no Brasil é a falta de uma elite educacional preparada e engajada na mudança. Há muita preguiça e pouca motivação para fazer coisas novas.”
“O mais importante é que cada um tenha em mente que as instituições de ensino sejam agentes de transformação da sociedade e não massas de manipulação como pensam alguns gestores desse Governo.”

Nota: gestores aqui se refere aos que trabalham no governo em cargos comissionados por indicação política.

5 de mai. de 2009

A Lógica Ameaçada


A lógica é frequentemente deixada de lado para não destruir determinados pensamentos. Na tentativa de alertar a população sobre a importância de algo, será difícil de os envolvidos entenderem os fatos se isso for de encontro aos seus rendimento.
Não adianta você tentar convencer um traficante que a ocupação dele é ilícita, como também não adiante tentar convencer servidores indicados de políticos que é imoral a indicação para cargos públicos. O que devemos fazer é tentar convencer outros membros da sociedade da inviabilidade desses eventos.
Autor: Chico de Oliveira

1 de mai. de 2009

I Semana de Enfermagem

A SECITEC/Sinop estará realizando a primeira semana de Enfermagem, “A enfermagem e seus diversos caminhos” que acontecerá do dia 11 a 14 de maio 2009 no clube dos idosos em Sinop.
Inscrição: até dia 07 de maio – valor da inscrição 10,00 reais – carga horária 16h.

Local das inscrições: SECITEC/Unidade Sinop
Informação: (66) 99126350 – 84042196 – 99813358
End: Av. dos Flamboiants esq c/ Av. das Sibipirunas s/n

Fonte: Sônia

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